
O governador Jorginho Mello autorizou a Prefeitura de Pinhalzinho a assumir a gestão do aeroporto da cidade. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira, dia 19, durante a abertura da Itaipu Rural Show, no Oeste catarinense. Com a mudança, a administração municipal ficará responsável pela operação do aeroporto, enquanto o governo estadual continuará investindo na infraestrutura.
“Nós vamos reformar todos os aeroportos, dos dezesseis, doze já estão revitalizados. E vamos trabalhar para restabelecer esses voos que são importantes para o desenvolvimento, para o crescimento de Santa Catarina”, argumentou o governador Jorginho Mello.
O Aeroporto de Pinhalzinho é um dos mais novos do estado e foi incluído no Programa de Aviação Regional de Santa Catarina (Paesc) em 2024. Com a nova gestão municipal, a prefeitura poderá implementar melhorias e oferecer serviços como transporte aeromédico, segurança pública, voos executivos e manutenção de aeronaves.
O governo estadual já destinou R$ 8 milhões para a construção da pista, que terá 1.300 metros de comprimento por 30 metros de largura, além de áreas para taxiamento e estacionamento de aeronaves. A prefeitura investirá mais R$ 8,7 milhões em drenagem e cercamento do terreno.
A expectativa é que a estrutura impulsione a economia local e facilite o transporte aéreo na região.