
Deputados dos Estados Unidos aprovaram um projeto que pode impedir a entrada ou deportar autoridades estrangeiras acusadas de censura contra cidadãos norte-americanos. A decisão pode impactar diretamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A proposta, de autoria do republicano Darrell Issa, teve 25 votos a favor e 19 contra no Comitê Judiciário da Câmara.
A medida ainda precisa ser votada no plenário da Câmara, passar pelo Senado e ser sancionada pela Casa Branca para entrar em vigor. Segundo os deputados, a iniciativa responde a decisões judiciais internacionais que, na visão deles, ameaçam a liberdade de expressão nos EUA.
O nome do ministro, Alexandre de Moraes, foi citado como um dos exemplos, devido à suspensão do X em 2024 e do Rumble neste mês.
A deputada republicana Maria Salazar, coautora do projeto, esteve recentemente no Brasil e se reuniu com Eduardo Bolsonaro (PL), classificando Moraes como “a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão”.