
A ACAERT divulgou nesta terça-feira (11), no Floripa Comedy Club, em Florianópolis, pesquisa inédita sobre a ‘Força e a Presença da TV na Vida dos Catarinenses’, que revela os hábitos de consumo de televisão no estado.
O estudo apontou que 81% dos entrevistados preferem ver televisão das 18 às 24 horas, de segunda a sexta. Revela também que 77% dedicam até três horas por dia assistindo tv aberta.
“São dados importantes que evidenciam a magnitude da televisão aberta em nossas vidas. É na telinha que assistimos grandes momentos ao vivo, desde eventos esportivos e noticiários até novelas e shows que emocionam gerações. Diariamente, a nossa história é contada em multitelas, fenômeno da convergência de plataformas que nos conecta ainda mais”, destacou o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin. O levantamento foi realizado presencialmente pela Kantar Ibope Media no período de 09 a 19 de setembro de 2024.
“A campanha traz uma estratégia de comunicação que busca ampliar nas pessoas a percepção da tv no seu dia a dia, destacando assim o papel informativo e de entretenimento do meio. Comerciais feitos para horários específicos entrarão na programação das emissoras de forma inesperada, ampliando o impacto da campanha. Enquanto comerciais de rádio trarão para o meio a memória e a lembrança que a tv possui em toda a população”, explicou o CEO da Ezcuzê, João Paulo Coelho.
“A televisão continua sendo um meio de comunicação fundamental na atualidade, desempenhando um papel crucial na disseminação de informações, educação e entretenimento. Ela é capaz de formar opiniões, incentivar debates e conectar pessoas de forma democrática. Esta pesquisa inédita feita pela ACAERT nos abastece com dados sobre o comportamento e o consumo do meio TV em SC, reforçando a força e a relevância do meio para o mercado”, enfatizou o presidente do Sinapro/SC, Daniel Silva.
No evento, a entidade também lançou a campanha ‘Tá na TV, todo mundo vê’, composta por vts, spots e peças para o digital. O material começa a ser veiculado pelas emissoras a partir desta quarta-feira (12). A criação é da agência Ezcuzê, de Florianópolis.
Outro destaque do evento será o show de stand-up exclusivo do comediante Paulinho Serra. Profissional do rádio, televisão, teatro e cinema, o ator é o personagem da campanha da ACAERT.
RESUMO DA PESQUISA:
7.828 milhões de catarinenses possuem televisores nos lares – 97% da população77% dos telespectadores dedicam até 3h por dia assistindo TV Aberta
Preferência por faixa horária – 81% assistem tv das 18 às 24 horas
Preferências do público
52% – Jornalismo39% – Filmes/Séries
36% – Novelas
32% – Futebol
Cobertura jornalista – 51% assuntos regionais e nacionais
Motivos para consumir televisão
51% – Ficar atualizado com os noticiários23% – Passar o tempo
23% – Informação sobre minha região/cidade
19% – Variedade de conteúdo
O consumo do conteúdo da tv aberta é crossmedia
55% – Youtube25% – Redes sociais/portais das emissoras
22% – Jornal
21% – Rádio
16% – Redes sociais dos apresentadores
Entre os devices, os aparelhos de TV são preferência
54% – Smart TV/TV Conectada44% – Tv convencional
14% – Smartphone
5% – Computador
Sobre confiança
60% confiam nos apresentadores dos noticiários52% sabem que não é fake News quando veem uma notícia na tv
50% acreditam no que assistem na tv
Perfil dos entrevistados
51% – Homens49% – Mulheres