Chuva ou estiagem? - 21/03/2025 05:35 (atualizado em 21/03/2025 07:35)

SC deve experimentar novo padrão climático nas próximas semanas

Com a chegada da nova estação, especialista explica o que podemos esperar do outono em Santa Catarina; será que as chuvas vão persistir no estado?
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Com o início do outono em Santa Catarina, às 6h02 na quinta-feira (20), as chuvas no mês de março ficarão abaixo da média. A primeira semana da nova estação ocorrerá episódios de amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura máxima e mínima em uma mesma região durante um certo período

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o mês de março será com previsão de chuva abaixo da média, mas em abril, as chuvas devem voltar a dar as caras. “Março terá chuva abaixo da média e mais seco”, alerta.

“Já em abril, será mais chuvoso e maio volta a ficar seco novamente. Claro que a previsão estará sempre se atualizando, mas a princípio, em boa parte do mês de março a chuva vai ser escassa, com poucas chuvas”, explica Scheuer.

Outono em Santa Catarina terá amplitude térmica e geadas

Conforme Piter Scheuer, a primeira semana de outono em Santa Catarina terá a presença de uma amplitude térmica. “A partir do dia vinte de março em diante, haverá amplitude térmica: teremos um friozinho de manhã, e um tempo mais quentinho à tarde. Teremos dias ensolarados, sem previsão de chuva”, prevê o meteorologista.

Scheuer alerta ainda para a ocorrência de pancadas de chuva e novas ocorrências de geada no estado. “A partir da próxima semana, do dia 24 em diante, volta a ter aquecimento mais representativo com pancadas de chuva típicas de verão”.

A previsão é de que, a partir do dia 19, outras geadas possam ocorrer no estado. “Não se descarta alguma geada fraca isolada no topo da serra catarinense e na serra gaúcha. E provavelmente, na próxima semana, já deve ficar mais abafado e com possibilidade de pancadas de chuva mais ativas e organizadas”, alerta.

“Ao final do mês de maio, já começa a ter as frentes frias invernais e, provavelmente, as geadas mais significativas do ano vão ser entre junho, julho e agosto. Será quando teremos as geadas mais generalizadas. Teremos no mínimo seis geadas generalizadas do Oeste aos Planaltos. No litoral, devem ocorrer pelo menos duas geadas”, alerta Scheuer.

Frente fria deve chegar a SC no final de março e abril deve ser mais chuvoso

Uma nova frente fria deve atingir Santa Catarina no final do mês de março, segundo o meteorologista. Com a chegada do fenômeno, a previsão para o estado será de chuvas mais volumosas com alguns temporais.

“No mês de abril, será um mês com chuvas mais regulares e frequentes, próximo ou acima da média em relação à chuva. As primeiras tempestades de outono são previstas para o mês e as primeiras geadas mais intensas também já acontecem em abril”, alerta Scheuer.

Veranico deve atingir SC durante o outono

O especialista alerta ainda que, partir de maio, haverá a ocorrência de um veranico que vai deixar o tempo mais seco. As temperaturas devem subir em Santa Catarina e os dias devem ser ensolarados durante o período.

“A previsão vai se atualizando, pois estamos sob efeito, ainda que discretamente, de La Niña que está em neutralidade no oceano pacífico Equatorial. A atmosfera ainda está com uma resposta de La Niña, tanto é que a gente está com estiagem”, finaliza o meteorologista.
Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...