
Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água. Os dados representam um momento de reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e a necessidade de preservação de sua preservação.
Já a Hora do Planeta surgiu em 2007, em Sydney, na Austrália. Trata-se de um movimento global em que pessoas e organizações apagam as luzes por uma hora, não apenas para economizar energia, mas para refletir sobre as mudanças climáticas e demonstrar seu compromisso com a preservação do meio ambiente.
O Grupo Sênior do Grupo Escoteiro Raízes de Maravilha participou desse momento simbólico apagando as luzes durante uma hora durante seu encontro. Além disso, a Tropa Ashaninka realizou uma caminhada e um jogo noturno utilizando apenas lanternas, encerrando a atividade com um Fogo de Conselho secundário para a conscientização ambiental e a renovação da relação do ser humano com a natureza.