
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste nesta quinta-feira (27), os vereadores Adilson Pandolfo e Bufo apresentaram propostas ambientais. Pandolfo solicitou a construção de uma estação de tratamento de água para a comunidade de Linha Fátima e arredores, visando melhorar a qualidade da água distribuída. Já Bufo propôs a instalação de uma ecobarreira no riacho Guamerim para conter a poluição e auxiliar na recuperação do curso d'água. Leia mais informações a seguir.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
Adilson Pandolfo (PT) solicita à Administração Municipal que elabore projeto e construa uma ETA – estação de tratamento de água, e amplie a rede de distribuição de água potável, para a comunidade de Linha Fátima e adjacentes. Conforme o vereador, as últimas análises realizadas apontam que a água coletada e distribuída está imprópria para o consumo humano, obrigando as famílias beneficiadas a realizarem o tratamento individual antes do consumo. O pedido foi feito através da Moção de Apelo 17/2025, aprovada por unanimidade na sessão.
“A comunidade da Linha Fátima, por ficar próxima ao perímetro urbano, tem apresentado crescimento contínuo. A água que abastece a comunidade está localizada às margens da Rodovia Municipal Adelino Manto, próximo à saída da área ocupada por loteamentos a partir da Rua Darci Guilherme Lolato, Bairro Agostini. A vasão da fonte é de aproximadamente 120.000 litros/dia. Esta fonte de água atende 47 famílias, sendo 40 da Linha Fátima, seis da Linha Três Barras e um da Linha Campo Sales. Existem ainda mais 15 pontos de água prontos para utilização e mais 25 famílias na lista de espera para receber uma ligação de ponto de água. É de fundamental importância que a infraestrutura acompanhe esse desenvolvimento, garantindo bem-estar e qualidade de vida para os moradores”, justifica o vereador.
“A implantação de uma estação de tratamento e a ampliação da rede de distribuição de água trará diversos benefícios para os moradores da Linha Fátima e arredores. Além de garantir o fornecimento de água de qualidade, a iniciativa contribuirá para a saúde e bem-estar da população, reduzindo o risco de doenças e melhorando a qualidade de vida”, complementa Pandolfo. A moção é destinada ao prefeito e ao secretário de Agricultura.

RECUPERAÇÃO DO RIACHO GUAMERIM
Bufo (MDB) solicita a instalação de uma ecobarreira no riacho Guamerim. O objetivo é impedir ainda mais a poluição e para auxiliar o processo de recuperação do curso d’água. O pedido foi feito através da Indicação Legislativa 72/2025.
O vereador destaca que o riacho nasce no Centro de São Miguel do Oeste e corre em direção à Linha Santa Catarina. Bufo explica que a eco barreira é uma estrutura flutuante feita a partir de materiais reciclados, como garrafas PET ou galões que são instalados em corpos hídricos e funcionam como barreiras para conter resíduos sólidos descartados no riacho de maneira irregular. O custo da implantação, por isso, seria baixo.
“Além disso o projeto visa despoluir o curso d’água de maneira eficiente e simples do riacho Guamerim, sendo necessário também um acompanhamento periódico para possíveis manutenções na estrutura flutuante. O projeto seria desenvolvido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e órgãos públicos ligados ao meio ambiente”, destaca Bufo. “Tal ação ambiental jamais foi realizada no município e a difusão de alternativas sustentáveis ajudarão não somente no desenvolvimento ambiental local, mas também toda a região onde o Guamerim desemboca”, acrescenta. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.