
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) iniciou a primeira fase do projeto de modernização das salas de audiência, coordenado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, sob a orientação da Corregedoria-Geral da Justiça e da Presidência do TJ. O projeto pretende revolucionar o ambiente de oitiva com a aquisição de equipamentos de última geração.
Os novos dispositivos incluem gravação automática em 360 graus, monitores para acompanhamento da oitiva, redutores de ruído e ajuste de foco. Os equipamentos substituirão os televisores, monitores e webcams atualmente utilizados. A medida vai permitir a remoção de cabos e suportes, deixando “um ambiente mais humanizado, limpo e organizado”, afirma o TJSC.
Os equipamentos já foram distribuídos e estão em fase de instalação nas comarcas de Florianópolis, São José, Tubarão, Criciúma, São Miguel do Oeste, Lages, Joaçaba, Videira, Xanxerê, Mafra, Chapecó, Joinville, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú. Os técnicos de suporte em informática dessas comarcas já foram capacitados e vão replicar o conhecimento aos demais técnicos e colaboradores que atuam nas audiências.
Na segunda etapa, segundo o TJSC, todas as demais comarcas serão contempladas com os novos equipamentos para as salas de audiência. “A implementação desta tecnologia representa um marco significativo para o registro de depoimentos, trazendo benefícios substanciais no desempenho das atividades judiciais”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação, Daniel Moro de Andrade.