
Com o tema “Inteligência Artificial e Pessoas: A Era da Colaboração”, o 12º Fórum Empresarial promovido pela CDL e Associação Empresarial de Maravilha reuniu mais de 900 participantes na noite desta quarta-feira (9), no Maravilhas Park Hotel. O evento segue nesta quinta-feira (10) com novas palestras.

A programação da primeira noite destacou o impacto da Inteligência Artificial (IA) nos negócios e a importância do uso responsável da tecnologia. A presidente da CDL e AE, Caroline Maldaner, enfatizou que o Fórum é um evento que vem crescendo a cada ano, sempre propondo um tema diferente de discussão. A temática desta edição foi escolhida por refletir o momento atual e a necessidade de capacitação dos profissionais: “Nós estamos vivendo a era da colaboração e precisamos nos capacitar como profissionais nas tecnologias que estão mudando as formas de trabalho, sem deixar de olhar para as pessoas que fazem os negócios acontecerem”.

Beatriz Bonadiman abriu o espaço de palestras. A palestrante aponta que empresas e profissionais que não se adaptarem à IA podem perder espaço no mercado, reforçando a importância do uso ético, seguro e estratégico da mesma. Ela deixa um conselho: “É importante se questionar sobre a maneira com que a IA está sendo aplicada no seu negócio. As empresas precisam olhar e treinar equipes para que utilizem os recursos oferecidos através de métodos”.

O segundo palestrante a subir no palco durante a noite de hoje foi Magno Maciel. Com exemplos de como explorar recursos de IA, demonstra formas de melhorar a produtividade no ambiente de trabalho. Ele faz uma analogia da IA com um “co-piloto”, destacando que o melhor caminho é o modelo híbrido, que une recursos tecnológicos e o feeling humano. “Entender que as coisas funcionam bem juntas é o grande segredo”, pontua.”