
Apenas duas entre 82 universidades de Santa Catarina obtiveram nota máxima nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Em todo o Brasil, 2.101 instituições de ensino superior passaram pela avaliação do MEC (Ministério da Educação) e 66 conquistaram a nota máxima (5). O número equivale a 3,2% do total. Do total, 53 não receberam conceito.
Foram apresentados, ainda, os resultados do Conceito Enade, do IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e do IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) de 2023. Os dados completos estão disponíveis no portal do Inep.
Os indicadores são utilizados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil. Os dados são expressos em escala contínua e em cinco níveis, relacionados ao Ciclo Avaliativo do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.
Universidades de Santa Catarina levam nota máxima no Enade
Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Inep, 82 universidades de Santa Catarina foram avaliadas no Exame. Destas, 22 conquistaram nota 4 e apenas duas levaram a nota máxima: a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Um percentual de 29,27% do total.
Lideram a lista, os estados do Rio Grande do Sul, com 42,86% das universidades com notas entre 4 e 5, Espírito Santo (40,32%), Rio de Janeiro (39,81%), Ceará (32,84) e Paraná (31,17%). As universidades de Santa Catarina ocupam a sétima colocação no ranking.
Em todo o Brasil, o percentual ficou em 26,08%, com 548 das 2.101 universidades consideradas satisfatórias (notas 4 e 5). Segundo o levantamento, 66 delas com nota máxima, sendo metade pública e metade privada.
Veja lista de universidades catarinenses com nota 4 no Enade:
Católica em Joinvile (Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville), comunitária/confessional;FURB (Universidade Regional de Blumenau), pública municipal;
UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), pública federal;
UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), comunitária/confessional;
UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina), comunitária/confessional;
UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), comunitária/confessional;
UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville), comunitária/confessional;
UNOCHAPECÓ (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), comunitária/confessional;
Faculdade Senac São Miguel do Oeste, privada sem fins lucrativos;
FSL (Faculdade São Luís), privada sem fins lucrativos;
IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), pública federal;
IF Catarinense (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense), pública federal;
BOM JESUS/IELUSC (Instituto Superior e Centro Educacional Luterano – Bom Jesus-Ielusc), comunitária/confessional;
UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) privada sem fins lucrativos;
UNOCHAPECÓ (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), comunitária/confessional;
Faculdade Refidim, privada sem fins lucrativos;
FLT (Faculdade Luterana de Teologia), privada sem fins lucrativos
Faculdade Cesusc, privada com fins lucrativos
UniSATC (Centro Universitário Satc), privada sem fins lucrativos;
UNIDAVI (Centro Universitário Para O desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), comunitária/confessional;
UNIFACVEST (Centro Universitário Facvest), privada com fins lucrativos;
UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque), privada sem fins lucrativos.
Cursos analisados
O presidente do Inep, Manuel Palacios, reforçou a importância do novo formato do exame, o Enade das Licenciaturas, na formação dos professores para a educação básica, e do avanço no aperfeiçoamento da avaliação dos cursos da área da saúde. Desde 2024, o Enade é realizado anualmente para esse tipo de graduação.Na oportunidade, também foi divulgado um estudo preliminar sobre o desempenho dos estudantes dos cursos de medicina. O objetivo da pesquisa é aprimorar os processos de avaliação, com foco em componentes específicos da formação médica. Conforme os dados, entre os cursos analisados:
- 70 apresentaram desempenho acima do esperado;
- 196 ficaram dentro do esperado;
- 39 ficaram abaixo do esperado.
Com a nota geral média de cada área de avaliação, em uma escala entre 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67).
Na área de engenharias, arquitetura e urbanismo, destacaram-se os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22). Já entre os cursos tecnológicos, o maior destaque foi segurança do trabalho (52,62).