
Dois motoristas sem habilitação foram flagrados durante uma operação de fiscalização do transporte por aplicativos, realizada em Chapecó na última segunda-feira (21) — feriado de Tiradentes. Ao todo, a Guarda Municipal autuou e recolheu 29 veículos ao pátio por irregularidades relacionadas ao transporte de passageiros. Outros 16 automóveis foram apreendidos por débitos de licenciamento ou outras irregularidades.
Segundo a Prefeitura de Chapecó, mais de 80 veículos foram abordados em pontos estratégicos de grande fluxo de usuários. A administração classificou o resultado da operação como preocupante.
Ainda de acordo com a prefeitura, o objetivo da ação é coibir a atuação de motoristas irregulares, garantir mais segurança aos usuários e responder às denúncias de condutores cadastrados, que alegam concorrência desleal. Usuários também relataram cobranças acima dos valores do aplicativo, abordagens indevidas oferecendo o serviço e corridas feitas fora da plataforma, segundo a administração.
A estimativa é de que mais de 2 mil motoristas atuem em Chapecó com transporte por aplicativos, mas apenas pouco mais de 300 estão cadastrados e regulares conforme a legislação municipal.
O edital de chamamento público, publicado em 1º de novembro de 2024, estipulou o prazo até 31 de janeiro de 2025 para que os motoristas se regularizassem junto à Secretaria de Segurança Pública. Apesar disso, muitos continuam atuando de forma clandestina.
A regularização ainda pode ser feita. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (49) 3330-8686, em horário comercial, ou pelo e-mail [email protected].
Novas operações estão previstas para os próximos dias em diferentes regiões do município.