O funcionário de um supermercado de São Lourenço do Oeste foi preso em flagrante, acusado de praticar estelionato contra o próprio local onde trabalhava, na tarde da última sexta-feira (25). O homem, de 26 anos, foi detido após investigações apontarem que ele estaria induzindo o mercado a pagar por mercadorias que nunca foram entregues, para se beneficiar financeiramente.
A ação da Polícia Civil foi realizada pela Delegacia de Polícia da Comarca (DPCo) de São Lourenço do Oeste, que recebeu informações sobre a fraude e agiu rapidamente para prender o suspeito. Segundo a polícia, o funcionário mantinha o esquema de compras falsas há um certo período de tempo, causando prejuízo econômico à empresa.
Após a prisão, o homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Xanxerê, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações seguem em sigilo para identificar possíveis coautores do crime, além de apurar o valor total do prejuízo e buscar a recuperação dos valores desviados.
Estelionato
No Brasil, o crime de estelionato está previsto no artigo 171 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa. Vale ressaltar que, se o crime for praticado contra determinadas vítimas, como pessoas idosas ou vulneráveis, a pena pode ser aumentada.
Além disso, desde 2020, com uma mudança na lei, a maioria dos casos de estelionato passa a depender de representação da vítima para que a investigação comece, ou seja, a vítima precisa formalizar o pedido para que o autor seja processado (salvo em algumas exceções, como crimes contra a administração pública).