
Ao longo de quatro décadas, a APAE de Maravilha tem acompanhado mudanças significativas, crescendo junto com a comunidade e ampliando seus serviços e estrutura. Desde o início, a instituição contou com o empenho e a dedicação de inúmeras pessoas, cujos esforços se traduziram em conquistas marcantes. Esse trabalho coletivo, feito a muitas mãos, é agora celebrado em um marco especial: os 40 anos de atuação da entidade.
Para comemorar este marco, a APAE promove nesta sexta-feira (2), uma homenagem no Maravilhas Park Hotel, a partir das 19h. A programação contará com apresentações dos educandos, homenagens e um jantar por adesão - as fichas do jantar foram vendidas até o dia 30/04. A programação de aniversário segue no sábado (3), quando ocorre na Praça da Matriz o “Celebra APAE 40 anos”, uma atividade aberta ao público. Os interessados podem participar a partir das 15h. “Traga sua cadeira e o chimarrão - a pipoca é por nossa conta! Vamos nos reunir para compartilhar este momento cheio de união e gratidão pela nossa história”, convida a direção.
“O objetivo do evento para celebrar os 40 anos é homenagear as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da entidade e dos nossos educandos”, destaca a presidente da APAE de Maravilha, Marlete Martinelli Grumovski. Para ela, liderar a entidade nesse momento é motivo de muita gratidão.

A APAE atende hoje 171 educandos: 154 de Maravilha, 6 de São Miguel da Boa Vista e 11 de Tigrinhos. O ambiente físico foi ampliado para atender às exigências das novas políticas públicas, com foco em acolhimento e inclusão. A estrutura conta com espaço para fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, psicologia, terapia ocupacional, cinoterapia, psicomotricidade, integração sensorial, cozinha e refeitório, 10 salas de aula, casa educativa, baia e picadeiro para a equoterapia, jardim sensorial e mini hora, academia ao ar livre, cancha de bocha, fraldário infantil, fraldário adulto, lavanderia, entre outras dependências para professores, direção e coordenação pedagógica.
A instituição segue fortalecendo parcerias e convênios por meio de articulações com diferentes esferas. Conta com valores repassados pelas administrações municipais de Maravilha, Tigrinhos e São Miguel da Boa Vista; Gratuidades de subvenções tributárias; Realização de eventos pela APAE; Doações da iniciativa privada – pessoas físicas e jurídicas; Secretaria Municipal e Estadual de Saúde (SUS); Secretaria Municipal de Educação (professor cedido 40 horas semanais); Convênio CELESC- Centrais Elétricas de Santa Catarina; Termo de Cooperação com a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE ( cedência de professores e MRD para contratação de secretaria); Fundo Social – Lei Júlio Garcia; Parceria com o Clube do Cavalo; Parcerias com Clubes de Serviço; Doações particulares e anônimas; Contribuições espontâneas e anuidade dos sócios; Projeto Troco Solidário.
A diretora Silvana Gotardo explica que o trabalho da APAE é intersetorial, garantindo o acesso dos educandos a diversos serviços: “Este serviço facilita o acesso das pessoas com deficiência à rede socioassistencial e a serviços de outras políticas públicas, como educação, trabalho, saúde, transporte acessível e programas de acessibilidade, além de serviços setoriais, de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação.”
Apesar dos avanços, o maior desafio atual é a falta de espaço físico e, consequentemente, da equipe profissional: “A demanda está aumentando dia após dia e nos sentimos de mãos amarradas por falta de ambos. Estamos a todo o tempo nos reinventando para poder atender da melhor maneira possível e o máximo de educandos que conseguimos”, afirma Silvana.

O mês de aniversário da APAE de Maravilha seguirá sendo marcado por muitas atividades. Confira:
- 15/05: 1º Fórum das famílias das APAEs do extremo-oeste - evento voltado às famílias de educandos de nove APAEs da região. Contará com a palestra da Drª Maria Helena Renck, especialista em benefícios e aposentadoria da pessoa com deficiência, e será realizado em Maravilha.- 24/05: Tradicional Chá da Inclusão: ocorre no salão Paroquial. Mais detalhes sobre o evento e como adquirir ingressos podem ser obtidos junto à equipe da APAE: (49) 9 8839-5054.- 30/05: Sorteio da Ação entre Amigos - os prêmios são três camisas oficiais do Flamengo, que foram personalizados pelos educandos da APAE de Maravilha e autografadas por jogadores do clube. Os bilhetes estão à venda por R$ 10,00 com dois números cada. Mais informações e aquisição dos bilhetes: (49) 9 8839-5054.Camisas sorteadas carregam um significado especial. Foto: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações