SAÚDE MENTAL MATERNA - 02/05/2025 13:43 (atualizado em 02/05/2025 15:14)

Maio Furta-Cor: Profissionais se unem em SMOeste por campanha sobre saúde mental materna

Ações de conscientização ocorrem durante todo o mês de maio; primeiro evento gratuito será neste domingo (4) para gestantes, mães e rede de apoio.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Um grupo de profissionais ligados à área da saúde em São Miguel do Oeste está mobilizado para promover a campanha "Maio Furta-Cor" no município. A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental materna durante todo o mês de maio, período em que também se comemora o Dia das Mães.

Para dar início às atividades, o grupo promoverá um evento focado no tema neste domingo (4). A psicóloga perinatal Silvana Nardi explica a relevância da campanha: "Vemos uma crescente enorme de mães que, já lá no período da gestação, desenvolvem algum transtorno mental, seja depressão, seja ansiedade. Muitas vezes no pós-parto, desenvolvem a depressão pós-parto, mas ela já vem antes", alerta.

Silvana destaca que a campanha Maio Furta-Cor, de âmbito nacional, visa conscientizar não apenas as mães, mas também pais, familiares e toda a rede de apoio sobre a causa. Ela informa ainda que foi protocolado na Câmara de Vereadores um projeto de lei, de iniciativa da vereadora Ana Flávia, para instituir oficialmente o "Maio Furta-Cor" no calendário do município, devendo ser debatido em breve.

A nutricionista materno-infantil, Sofie Bohrz, ressalta o papel da alimentação nesse processo. "A nutrição vai dar o suporte para a mãe conseguir lidar com essas situações. A gente vê, muitas vezes, a mãe sendo deixada um pouquinho de lado em todo o processo de gestar e de cuidar da criança", comenta. Segundo ela, um olhar cuidadoso para a alimentação da mãe pode trazer mais leveza para lidar com demandas como a amamentação e a introdução alimentar da criança, que podem gerar estresse e ansiedade.

Sofie também menciona que a mobilização ocorrerá durante todo o mês, especialmente pelo Instagram "Onda Furta Cor São Miguel do Oeste", onde os profissionais compartilharão informações relevantes. Para encerrar as atividades, está prevista uma caminhada no dia 31 de maio, cujos detalhes serão divulgados posteriormente.

Primeiro Evento:

A enfermeira Débora Calza convida toda a comunidade para a primeira ação da campanha: um bate-papo com gestantes, puérperas (mães no período pós-parto) e a rede de assistência.

O quê: Bate-papo sobre saúde mental materna
Quando: Domingo, 4 de maio de 2025
Horário: A partir das 15h30
Onde: Auditório do Centro Cultural de São Miguel do Oeste
Custo: Gratuito

"Estamos de portas abertas, acolhendo todas as pessoas que quiserem se fazer presentes. É um evento extremamente voluntário, gratuito. Podem vir participar e se juntar a nós nessa causa da saúde mental materna. Pode trazer seu chimarrão. Estarão participando deste encontro enfermeiros, médicos, psicólogos, doulas diversos profissionais da saúde que falarão sobre o tema e auxiliarão a comunidade", convida a enfermeira.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / FM 103
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...