
Trazer a poesia para o cotidiano. Com este intuito, a exposição “O Lugar da Memória” é realizada em Maravilha, oportunizando que a comunidade possa apreciar uma conexão de fotografias e relatos poéticos que retratam histórias de moradores do município. Os conteúdos artísticos estão expostos no Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi, localizado na Rua Presidente Kennedy, nº 390, onde podem ser visitados até o dia 23 de maio.

Em entrevista à Líder FM, o arquiteto e artista Douglas Comparin, proponente do projeto, destacou que a exposição nos provoca a olhar para a cidade como um local de pertencimento. “A cidade é muito mais do que edifícios e ruas. Ela emoldura vivências e histórias”, define o artista.

A exposição teve início na segunda-feira (5), e um ato de abertura foi realizado durante a noite, com a presença da equipe responsável pela exposição, representantes da Administração Municipal e visitantes, incluindo pessoas que tiveram suas histórias retratadas e se emocionaram ao ter contato com as obras. Em sua fala, Comparin agradeceu os envolvidos e abordou a importância de ações que incentivam a cultura local, para que a comunidade possa acessar expressões artísticas plurais.
“O Lugar da Memória” é um projeto cultural aprovado no chamamento público n.011/2024, PNAB – Fomento às linguagens artístico-culturais.
O espaço que recebe a exposição possui estrutura acessível, e cada obra conta com um QR Code que leva a audiodescrição completa das fotografias e textos.
Além da exposição, o projeto irá realizar oficina para adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Maravilha. Esta atividade terá como tema central a memória e a fotografia. Durante a entrevista em nosso estúdio, Comparin explicou que o intuito desta atividade é despertar uma percepção mais sensível dos espaços e estimular a expressão dos participantes.

A equipe responsável pelo projeto conta com cinco membros: Douglas Comparin, artista proponente; Alexsandro Shappo, que também atua na execução do projeto e será professor da oficina; Gustavo Deike, responsável pelo conteúdo audiovisual; Diana Heinz, responsável pelo marketing; e Apollo Miguel, que trabalhou com a audiodescrição.
