
O Partido dos Trabalhadores (PT) está com eleição para os comandos das Executivas municipais, estaduais e nacional. No dia 6 de julho, os filiados vão às urnas para a definição das presidências. Em Santa Catarina, nesta quarta-feira (7), o deputado estadual Fabiano da Luz confirmou que vai se inscrever para disputar a presidência do PT no Estado. Além dele, o também deputado estadual Padre Pedro também já havia colocado uma pré-candidatura na rua.
Fabiano afirma que tem o objetivo de “aglutinar” os grupos existentes dentro do partido. Nesta terça-feira (6), ele se reuniu com diferentes lideranças do PT em SC para pedir apoio. Hoje, Fabiano já conta com o apoio da tendência Construindo um Novo Brasil, grupo que tem nomes como o presidente Lula e Décio Lima, que disputou o segundo turno das últimas eleições e hoje é presidente do Sebrae. A corrente partidária comanda hoje mais de 60% dos municípios catarinenses aptos a voltarem. As inscrições de chapas vão até a próxima sexta-feira (9).
– Compreendi uma lição fundamental da política atual: não basta estar certo, é preciso ser ouvido. As pessoas estão cansadas dessa linguagem que distancia a política do cidadão comum. O PT construiu um grande legado em SC e no Brasil. Precisamos recordar esse passado, mas pensar no futuro e mostrar as conquistas das nossas gestões para as pessoas – destacou Fabiano.
O deputado estadual diz que busca a conciliação, e tenta uma chapa única, sem enfrentamentos internos. Entretanto, segundo ele, se for necessário, vai enfrentar a disputa contra outra chapas. Além de Fabiano e Padre Pedro, grupos ligados à ex-senadora Ideli Salvatti e aos deputados Pedro Uczai e Luciane Carminatti também se articulam com chapas.