
Foto: Divulgação/MPSC
Com sorrisos nos rostos e brilho nos olhos, os alunos do 4º ano da Escola de Educação Básica João XXIII, de Maravilha, receberam o kit do Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização. A escola foi uma das vencedoras da edição passada e representou com excelência a rede pública estadual da mesorregião Oeste de Santa Catarina. O kit entregue na segunda-feira (19) é composto por um tablet, cinco smartphones e conjuntos de canetas coloridas.

Foto: Divulgação/MPSC
Durante a entrega, o Promotor de Justiça Vanderley José Bolfe, parabenizou o trabalho realizado pela instituição de ensino. "Esse prêmio não é apenas sobre dados. Ele é sobre pessoas. A EEB João XXIII mostrou que é possível garantir que as crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo, com dedicação e planejamento. É uma conquista que honra o trabalho desta escola", afirmou.
A Diretora da escola, Roselei Ahlert, falou da importância do reconhecimento para toda a comunidade escolar. "Esse prêmio representa o valor do esforço e da dedicação dos nossos estudantes, e isso é o que mais nos orgulha. A escola se sente honrada - não apenas pela entrega do kit, mas, principalmente, por ver o trabalho dos alunos sendo valorizado. Agradecemos de coração por esse momento tão especial", enfatizou.
Os alunos também participaram do momento e expressaram entusiasmo o orgulho pela conquista. "Eu achei muito legal que a gente está dando um exemplo para a escola, que fomos uma turma muito boa", disse Pedro Antônio Cansi, de nove anos. Já Maria Clara, também de nove anos, resumiu a alegria de receber o kit: "A professora foi boa, a nossa escola é muito boa, e a gente também se esforçou pra fazer isso acontecer e todo mundo vai utilizar os materiais, então estamos muito felizes".

Foto: Divulgação/MPSC
Prêmio Lume
O "Prêmio Lume: Escola Referência" busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. A segunda edição teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do segundo ano do ensino fundamental. Concorreram todas as escolas estaduais e municipais que ofertam anos iniciais do ensino fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC. A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores, ao lado do Tribunal de Contas de Santa Catarina e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.
Foram três etapas de avaliação: a de pré-qualificação, a de mérito e a de validação. Todo esse processo englobou a extração de dados do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da avaliação Alfabetiza SC; a ordenação das escolas públicas municipais e estaduais com os maiores Indicadores de Esforço não Observado de cada uma das cinco mesorregiões do estado; e a comprovação prática de todos esses indicadores por meio da aplicação de um questionário e de entrevistas por videoconferência. Ao final, uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião consagraram-se vencedoras.

Foto: Divulgação/MPSC
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social MPSC - Correspondente Regional em Chapecó