SÃO MIGUEL DO OESTE - 23/05/2025 07:57

VÍDEO: Polícia Civil alerta para aumento de fugas em acidentes de trânsito em São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste registrou um aumento preocupante de motoristas que fogem do local de acidentes de trânsito. A Polícia Civil está reforçando o alerta de que abandonar a cena é crime, mesmo quando há apenas danos materiais.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Maristela Schneider / Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Dados da Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste mostram que, entre 1º de janeiro e 2 de maio de 2025, houve 452 registros de acidentes de trânsito. Desses, 310 resultaram apenas em danos materiais, 96 envolveram vítimas com lesão corporal, e em 46 casos houve fuga de motoristas.

A agente da Polícia Civil de São Miguel do Oeste, Maristela Schneider, destacou que o número de evasões após as colisões é o fato mais preocupante. Ela ressalta que é crime fugir do local de um acidente, com ou sem vítimas.

O que diz a lei e as consequências:

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 305, considera crime afastar-se do local do acidente para fugir da responsabilidade penal ou civil. A pena pode ser de detenção de seis meses a dois anos, além da suspensão ou proibição de obter a carteira de habilitação.

Em acidentes com vítimas: A fuga do local pode aumentar a pena em um terço à metade, além de multa. "Abandonar uma pessoa ferida demonstra uma profunda falta de responsabilidade moral e empatia, pois acaba intensificando o sofrimento da vítima e de seus familiares", alerta Maristela.

Em acidentes com danos materiais: A fuga para evitar o pagamento dos prejuízos pode levar a uma detenção de seis meses a um ano e multa.

O que fazer em caso de acidente:

A Polícia Civil orienta os condutores a manterem a calma e permanecerem no local. É fundamental prestar socorro às vítimas (se houver), sinalizar o local do acidente (se possível) e aguardar a chegada das autoridades para se identificar e relatar os fatos, assumindo a responsabilidade.

Maristela Schneider finaliza com uma reflexão: "Todos nós, em algum momento, podemos nos envolver em um acidente de trânsito. O que nos diferenciará, no entanto, é como lidaremos com essa situação. Seremos covardes e fugiremos, ou seremos responsáveis e faremos o máximo para salvar essa vida?".

A Polícia Civil reforça que assumir a responsabilidade e prestar a assistência necessária não são apenas atitudes esperadas, mas exigências legais.

Assista: 

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / FM 103
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...