FRAUDE NO INSS - 27/05/2025 09:43

Vítimas da fraude no INSS serão atendidas em 235 agências dos Correios em SC; veja lista

Aposentados e pensionistas podem verificar e contestar descontos indevidos pelo atendimento presencial nas agências dos Correios
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Agência de São Miguel do Oeste / Foto : WH Comunicações

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou, na segunda-feira (26), a lista das 4.730 agências dos Correios habilitadas para atender vítimas de descontos indevidos em todo o país. Em Santa Catarina, o atendimento é disponibilizado em 235 unidades.

“Essa iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital”, anunciou o Ministério da Previdência Social.

Aposentados e pensionistas podem buscar as agências dos Correios a partir de sexta-feira (30) para verificar se foram vítimas da fraude no INSS e consultar se houve algum desconto associativo não autorizado na folha de pagamento.

Potenciais vítimas do esquema de fraude no INSS precisam levar apenas um documento de identificação oficial para as agências dos Correios. Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, o atendimento pode ser realizado por um representante legal, munido de procuração autenticada. O representante não poderá alterar o cadastro, somente realizar a consulta.

O atendimento nas agências dos Correios é gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas. Os beneficiários poderão:

- Consultar se foi feito algum desconto no benefício;

- Requerer a contestação de descontos não autorizados;

- Reconhecer a autorização de algum desconto;

- Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);

- Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação;

- Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.

O Ministério da Previdência Social informou que o suporte estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Além disso, o governo federal e os Correios planejam ações itinerantes e busca ativa para levar a assistência a lugares mais distantes.

Canais preferenciais de atendimento são o site Meu INSS e a Central 135

O atendimento presencial nas agências é voltado a quem tem dificuldade com internet ou telefone. Os canais preferenciais ainda são o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135.

Vale lembrar, ainda, que nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos aposentados e pensionistas. É preciso ficar atento a golpistas que se passam por servidores públicos.

Veja lista de cidades de SC com agências dos Correios habilitadas para informar sobre fraude no INSS

A lista completa das agências habilitadas para atender vítimas de fraude no INSS pode ser acessada pelo site dos Correios ou pela Central 135.

Abelardo Luz
Agrolândia
Agronômica
Água Doce
Águas de Chapecó
Águas Mornas
Alto Bela Vista
Anchieta
Angelina
Antônio Carlos
Apiúna
Arabutã
Araquari
Araranguá
Armazém
Arroio Trinta
Ascurra
Atalanta
Aurora
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Balneário Camboriú
Balneário Gaivota
Balneário Piçarras
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Barra Velha
Belmonte
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Bombinhas
Botuverá
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Camboriú
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Cocal do Sul
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Fonte: ND+
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