INFRAESTRUTURA - 27/06/2025 19:47

DNIT detalha obras nas BR-282 e BR-163 e projeto de contorno viário para São Miguel do Oeste

Intervenções estruturais em rodovias do Extremo Oeste catarinense, avaliadas em R$ 135,9 milhões, devem iniciar em agosto. Projeto de contorno viário em SMOeste está em andamento.
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Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) respondeu nesta sexta-feira (27) aos questionamentos feitos pelo Jornalismo do Grupo WH Comunicações sobre as obras de recuperação das BR-282 e BR-163 no Extremo Oeste de Santa Catarina e sobre o projeto de um contorno viário em São Miguel do Oeste.
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Recuperação das BR-282 e BR-163

Segundo o órgão, os trabalhos de recuperação das BR-282/SC (entre Maravilha e São Miguel do Oeste) e BR-163/SC (entre São Miguel do Oeste e o Posto da PRF em Guaraciaba) já foram iniciados. A ordem de serviço foi emitida, e o contrato, no valor de R$ 135,9 milhões, abrange os municípios de Cunha Porã, Maravilha, Iraceminha, Descanso, São Miguel do Oeste, Paraíso e Guaraciaba. Este valor inclui também o trecho urbano da BR-163/SC em São Miguel do Oeste, conhecido como Avenida Willy Barth.

Atualmente, estão sendo realizados serviços de tapa-buracos e sinalização provisória nas áreas de Maravilha e São Miguel do Oeste. O DNIT informou que o início das obras estruturais, que incluem fresagem, recomposição de pavimento e drenagem profunda, está previsto para agosto deste ano. Essa etapa está vinculada à obtenção da licença ambiental para a usina de asfalto, que já foi instalada pela empresa contratada.

Contorno Viário de São Miguel do Oeste

Sobre o projeto de um contorno viário para São Miguel do Oeste – que visa desviar o fluxo pesado de caminhões da Avenida Willy Barth, o DNIT esclareceu que a contratação do projeto de engenharia está em andamento. O estudo de viabilidade já foi concluído, e a autarquia está preparando a documentação necessária para viabilizar a licitação do projeto.

Enquanto a solução definitiva não é implementada, os usuários das rodovias federais na região continuam enfrentando riscos de acidentes e danos aos veículos devido aos buracos e à falta de sinalização adequada.


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Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
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