
A previsão de frio intenso se confirmou em Santa Catarina, com temperaturas negativas registradas em diversas cidades, especialmente na Serra. Em Urupema, a temperatura mínima das últimas 12 horas desta terça-feira (1º) foi de -6°C, com sensação térmica de -26°C, segundo a Epagri/Ciram.
Com a queda nas temperaturas, os flocos de neve se formaram em determinada altura do céu, segundo meteorologistas, mas a chuva congelada predominou no estado e foi confirmada pela Defesa Civil.
O que é a sensação térmica?
De acordo com a Epagri/Ciram, a sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta. Ela é calculada com base na combinação entre a temperatura e a velocidade do vento.
Como Urupema registrou -6°C e ventos de até 47 km/h nas últimas 12 horas, o resultado foi uma sensação térmica de -26°C. Com o aumento gradual da temperatura ao longo do dia, a sensação térmica tende a se tornar mais agradável.
Confira as mínimas conforme a Epagri/Ciram
Urupema: -6°C
São Joaquim: -5°C
Urubici: -4,3°C
As temperaturas mínimas ainda podem sofrer alterações ao longo da manhã desta terça-feira (1º).
Previsão do tempo para Santa Catarina
Terça-feira
O pico de frio da semana deve ocorrer no amanhecer da terça-feira (1°), quando as mínimas ficam entre 2°C e -4°C no Oeste e nos planaltos, podendo chegar a valores ainda menores nos pontos mais altos da Serra. Nestas áreas há condições para a formação de geadas.
Quarta-feira
No Oeste, a previsão é para sol e poucas nuvens ao longo do dia. Nas demais regiões, haverá variação de nuvens com nevoeiros e chuvisco de Florianópolis ao norte do estado e no Vale do Itajaí.As temperaturas devem seguir baixas, mas com pequena elevação, com máximas de 19°C. No Planalto Sul, porém, os termômetros não vão passar dos 13°C e as mínimas podem chegar a -1°C, com formação de geada na região.