
Nesta quarta-feira (2), é comemorado o Dia Nacional dos Bombeiros. Esta data é marcada por ações desenvolvidas no decorrer de toda a semana, através da Operação Alerta Vermelho, com foco na conscientização da comunidade. Entre as principais atividades, estão palestras realizadas pelos bombeiros em escolas. A estratégia é que os alunos levem o conhecimento adquirido até suas casas, atingindo diretamente os pais e responsáveis.
Nesta tarde, nossa equipe de reportagem foi recebida no quartel do Corpo de Bombeiros Militar localizado em Maravilha. Durante a entrevista, o Major Reitz, comandante da 3ª Companhia, que abrange os quartéis de Maravilha, Cunha Porã e Anchieta, destacou a importância desta data no reconhecimento da nobre missão dos bombeiros, tanto militares quanto comunitários. "É um momento para parabenizar todos os profissionais que, com coragem, disciplina e empatia, trabalham diariamente para que a comunidade esteja mais segura", frisou.
O Major Reitz também abordou a importância da cultura da prevenção, que tem feito diferença no dia a dia da corporação. “Nosso trabalho está mais dinâmico e integrado. A união entre militares e bombeiros comunitários é essencial para garantir respostas rápidas e eficazes.”
De acordo com informações do site do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a primeira corporação de bombeiros no Brasil foi criada por Dom Pedro II, no dia 02 de Julho de 1856, por isso a data é marcada como o Dia Nacional do Bombeiro.