A chegada de uma frente fria nesta quinta-feira (17) deve mudar o clima em Santa Catarina, especialmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O dia será de instabilidade e possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Segundo a Defesa Civil, há risco baixo a moderado de ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica.
Nas demais regiões do estado, a chuva chega entre a tarde e noite de forma mais irregular. A queda nas temperaturas será sentida principalmente no fim do dia: os termômetros podem marcar entre 3°C e 11°C em grande parte de SC ao final da noite.
Na sexta-feira (18), o frio aumenta. A presença de um ciclone extratropical no litoral gaúcho mantém o tempo mais nublado no Oeste e Sul, com chance de chuva fraca isolada. Os ventos ganham força, com rajadas entre 40 e 60 km/h entre o Meio-Oeste e o litoral. O mar fica agitado, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas de até 2,5 metros — o que representa risco moderado para ocorrências.
No amanhecer de sexta, as temperaturas devem cair para entre 0°C e 5°C no Grande Oeste e nos planaltos. Nas áreas litorâneas, oscilam entre 7°C e 12°C.
O sábado (19) deve ser o dia mais gelado. Com a atuação de um sistema de alta pressão, o tempo fica firme, mas o frio se intensifica. A madrugada tem previsão de geada e nevoeiros principalmente no Oeste e Planaltos. Pela manhã, os termômetros podem chegar a 0°C em diversas regiões, e à tarde as temperaturas devem se manter amenas, variando de 17°C a 22°C
O frio segue pelo domingo (20) e segunda-feira (21), com amanheceres gelados e tardes mais agradáveis em todo o estado.