EM REDE NACIONAL - 17/07/2025 20:52

Lula se pronuncia em Rede Nacional após tarifas e farpas com Trump

Na fala, presidente classificou carta de Trump como "chantagem inaceitável"
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou pronunciamento na noite desta quinta-feira (17). O pronunciamento ocorre após o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros vendidos no mercado americano.

Divulgada em rede nacional de rádio e televisão às 20h25 desta quinta, a fala do presidente teve duração de 4 minutos e 50 segundos e defendeu soberania nacional, o Pix e judiciário brasileiro.

Entenda o caso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no dia nove de julho que serão aplicadas tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros a partir do dia 1° de agosto. A medida foi anunciada em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), compartilhada na sua rede social, Truth Social.

O anúncio gerou reações no meio político e econômico brasileiro, com o receio sobre possíveis reflexos no país. As vendas para os Estados Unidos representam cerca de 12% das exportações nacionais e 14% das vendas de Santa Catarina para o mercado externo.

Na segunda-feira (14), Lula (PT) assinou o decreto que regulamenta a chamada Lei da Reciprocidade. A medida possibilita que o Brasil adote uma resposta à sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump para produtos brasileiros.

Em entrevista à CNN Internacional nesta quinta, Lula voltou a criticar Trump afirmando que não gostou da forma com que o presidente norte-americano anunciou a taxação, por meio de carta na sua própria rede social. Ao ver texto, Lula chegou a dizer que pensou se tratar de “fake news”.

— Nós não podemos ter o presidente Trump esquecendo que ele foi eleito para governar os Estados Unidos, e não para ser o imperador do mundo. Seria muito melhor estabelecer uma negociação primeiro e depois alcançar um acordo possível — afirmou Lula.

Após a entrevista de Lula, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Trump “não está tentando ser o imperador do mundo”, rebatendo a fala do petista.

— O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente — disse a porta-voz.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...