Previsão do tempo - 23/07/2025 22:51

Chuvas e mínimas de 7°C: frente fria avança e ‘muda o tempo’ em diversas regiões do Brasil

Avanço da massa de ar polar derruba os termômetros e traz instabilidade para capitais como Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A chegada de uma frente fria pelo oceano, associada a uma massa de ar polar, altera drasticamente o tempo no Sul e no Sudeste do Brasil a partir da madrugada de quinta-feira (24).

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o novo sistema provoca frio intenso, céu encoberto e aumento significativo da umidade.

Os locais mais afetados pela massa de ar fria serão as capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. A previsão é que as temperaturas permaneçam baixas até o fim de semana.

No Sul, o contraste em relação ao dia anterior será nítido. Após uma terça-feira com sol e frio seco, o avanço de nuvens carregadas e ventos frios do litoral para o interior marca uma virada no tempo.

Já nesta quarta, a chuva retorna em áreas do oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Entre quinta (24) e sábado (26), há previsão de pancadas mais fortes, principalmente no sul gaúcho e no oeste do Paraná.

Além do Sul, frente fria também atinge o Sudeste e amplia instabilidade até o fim de semana

Em Porto Alegre, a quarta-feira começa com 9 °C e deve atingir máxima de 15 °C. Na quinta, o frio se intensifica, por conta da frente fria, com mínima de 7 °C e previsão de chuva persistente.

Os acumulados podem ultrapassar 50 mm no fim de semana e atingir até 100 mm em algumas áreas. Florianópolis também será impactada pela frente fria, com umidade elevada e termômetros entre 11 °C e 16 °C na quinta-feira, acompanhados de pancadas de chuva.

Curitiba ainda registra sol com nuvens nesta quarta, com máxima de 21 °C, mas a situação muda: a quinta será nublada, com mínima de 9 °C, máxima de 13 °C e sensação térmica ainda mais baixa.

Em São Paulo, o tempo firme do início da quarta, mas a chegada da frente fria dá lugar à nebulosidade ao anoitecer, com chance de garoa. Na quinta e sexta, a temperatura varia entre 14 °C e 20 °C, com céu encoberto e alta umidade, segundo o Inmet.

No sábado o clima segue fechado, mas o calor retorna no domingo (28), com máxima prevista de 28 °C e sensação de abafamento. No Rio de Janeiro, o sol predomina nesta quarta, com máxima de 27 °C, mas a umidade já aumenta e há possibilidade de chuviscos à noite. A chuva ganha força entre quinta e sexta, e as temperaturas devem variar entre 23 °C e 24 °C

Norte e Centro-Oeste sob calor intenso e pancadas de chuva

Enquanto isso, o Centro-Oeste segue sob domínio de calor intenso e ar seco. Campo Grande terá máximas acima de 31 °C e umidade em torno de 30%. Em Cuiabá, o calor deve bater 39 °C no fim de semana, com umidade em queda para até 15%.

No Norte, o padrão climático típico da estação se mantém. Amazonas e Roraima registram pancadas de chuva com risco de temporais isolados, enquanto Acre, Rondônia e sul do Pará seguem com tempo firme, muito calor e umidade baixa. Palmas e Rio Branco devem registrar índices abaixo de 25% durante a semana.

Já o Nordeste continua com grande variação entre o litoral e o interior. Cidades costeiras entre a Bahia e Pernambuco enfrentam chuvas passageiras e alta umidade devido aos ventos marítimos, enquanto o interior permanece sob sol forte e calor predominante.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...