
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações
O engenheiro Alysson Andrade foi exonerado do cargo de superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, conforme publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24). A decisão surpreendeu Andrade, que soube da exoneração na noite de quarta-feira (23), mas reconheceu que "faz parte do processo".

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações
Alysson Andrade, que é servidor de carreira do órgão e estava à frente do DNIT no estado há mais de três anos, afirmou que a saída foi uma "opção do ministro" dos Transportes, Renan Filho, e teria sido "motivada pela bancada parlamentar catarinense". O motivo exato da decisão não foi divulgado.
A saída de Andrade é considerada uma perda por diversos setores catarinenses, que o elogiavam justamente por sua atuação técnica e por ter quebrado a histórica ligação política nas nomeações para o DNIT em SC.
Temporariamente, quem assume o comando do DNIT em Santa Catarina é o engenheiro Amauri Sousa Lima, que já passou pelo comando do órgão na Bahia. Um substituto permanente ainda não foi nomeado como titular.
Em uma nota publicada nas redes sociais, Alysson Andrade expressou seu agradecimento pela jornada:
"Hoje encerro um ciclo muito especial à frente da Superintendência Regional do DNIT em Santa Catarina. Desde o início de 2022, tive a responsabilidade de liderar uma equipe comprometida com o propósito maior de aprimorar a infraestrutura do nosso estado, levando desenvolvimento, segurança e mais qualidade de vida a milhares de catarinenses.
Cada viaduto entregue, cada emergência concluída, cada novo projeto contratado, bem como, o melhor índice de manutenção em toda a série histórica das rodovias federais, administradas pelo @dnitoficial, foram fruto de um trabalho coletivo – feito com dedicação, técnica e, acima de tudo, com paixão pelo serviço público.
A todos os servidores, parceiros institucionais, representantes de federações, sociedade civil, veículos de imprensa, lideranças políticas e cidadãos que caminharam conosco, meu agradecimento.
Foi uma jornada repleta de desafios, mas também de inúmeras conquistas. Saio com a certeza de que entregamos resultados concretos e duradouros, em especial os mais de 900km de projetos, que ficarão como legado para o futuro das rodovias federais de Santa Catarina.
Agradeço o apoio, em especial da minha família, à confiança e parceria dos Diretores e servidores de toda a Autarquia, bem como, da equipe do Ministério dos Transportes.
Levo comigo grandes aprendizados, amizades e o orgulho de ter contribuído com algo maior.
Até breve!
Alysson Rodrigo de Andrade, M. Eng."