

A AFIBROMAR, grupo destinado a pessoas com fibromialgia no município de Maravilha, realizou seu primeiro Encontro de Acolhimento. A iniciativa, promovida na última sexta-feira (25), busca criar um espaço acolhedor para quem convive com a doença, proporcionando momentos de escuta, troca de experiências e atividades que favorecem o bem-estar emocional.
A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta principalmente por dor generalizada no corpo, acompanhada por sintomas como fadiga, sono não reparador, alterações de memória e atenção, além de quadros frequentes de ansiedade, depressão e distúrbios intestinais.
Para Caciara Regina Souza, diagnosticada com fibromialgia em 2015, a experiência da iniciativa foi proveitosa. Ela também atua nas ações do grupo e avalia a importância de espaços que incentivem o cuidado com a saúde mental. “A fibromialgia não afeta só o corpo, ela interfere diretamente na saúde mental. É um espaço para acolher e nos apoiar. Também pretendemos trazer palestras, promover noites de jogos e filmes, enfim, atividades que proporcionem melhoria da saúde mental”. Ela ainda destaca que profissionais da área da psicologia que tiverem interesse em contribuir com o grupo serão muito bem-vindos.
