TRANSPORTE AÉREO - 18/08/2025 13:46

Falha em sistema causa “apagão” em aeroportos de SC e outros estados

Erro no sistema de rádios da Aeronáutica atingiu voos em Florianópolis, Joinville e Navegantes
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Em Florianópolis, houve 10 atrasos, conforme a concessionária Zurich Airport Brasil (Foto: Ricardo Wolffenbuttel, Floripa Airport, Divulgação)

Uma instabilidade no sistema de rádios do Comando da Aeronáutica causou o atraso e cancelamento de voos em Santa Catarina e outros estados do país nesta segunda-feira (18). A falha ocorreu entre as 10h30min e as 11h30min, aproximadamente. As operações em Florianópolis, Navegantes e Joinville já foram restabelecidas.

A falha ocorreu na frequência de comunicação do controle de aproximação do Cindacta, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo controle do tráfego aéreo, de acordo com a Motiva, concessionária responsável pelos aeroportos de Navegantes e Joinville

No total, dois voos foram cancelados, um em Navegantes e outro em Joinville, ambos com decolagens com destino a São Paulo. As cidades também tiveram um atraso, em cada aeroporto. Em Florianópolis, houve 10 atrasos, conforme a concessionária Zurich Airport Brasil.

Segundo a Motiva, a falha foi registrada em todo o Sul do Brasil. Há relatos de problemas em Curitiba e Porto Alegre. O NSC Total entrou em contato com a Aeronáutica, mas não obteve retorno até o fechamento deste reportagem.

Veja a nota do aeroporto de Florianópolis

A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que até o momento registrou atrasos em 10 voos, devido à suspensão de decolagens determinada pela Torre de Controle entre 10h33 e 11h29 da manhã de hoje (18/08). As operações já foram retomadas. Passageiros com voos atrasados devem procurar a cia aérea.

Veja a nota dos aeroportos de Joinville e Navegantes

A Motiva informa que, na manhã desta segunda-feira (18), foi identificada uma instabilidade na frequência de comunicação do controle de aproximação no Aeroporto Internacional Afonso Pena, que já foi reestabelecida pelo Cindacta, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo controle do tráfego aéreo.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...