
Foto: Defesa Civil de SC / Divulgação
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, que promete uma queda acentuada nas temperaturas a partir da tarde deste sábado (23). A mudança climática gera um risco moderado a alto de desconforto térmico, que pode agravar problemas respiratórios e cardiovasculares na população.
Segundo a previsão, o sábado ainda terá temperaturas elevadas em algumas regiões, como o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e parte da Grande Florianópolis, onde os termômetros podem marcar mais de 30°C. No entanto, o cenário muda drasticamente à tarde e à noite.
Queda brusca e frio intenso no domingo
A partir do final da tarde de sábado, a chegada do ar frio causará um declínio significativo nas temperaturas, especialmente nas regiões mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. No Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, por exemplo, os termômetros devem despencar para a faixa de 5 a 10 graus.
O frio intenso se instala de fato no domingo. Com céu encoberto e chuvas persistentes, as temperaturas devem permanecer baixas, variando entre 7 e 14 graus na maioria das regiões ao longo da tarde. Nas áreas serranas, os valores podem ser ainda menores. O meteorologista Piter Scheuer destaca que a temperatura não deve passar de 10°C em muitas cidades durante o dia.
A frente fria avança ao longo do sábado, trazendo áreas de instabilidade, com risco de trovoadas e temporais isolados.
Previsão para a próxima semana
A semana começa ainda com a influência do tempo instável. Na segunda-feira (25) ainda há chance de chuviscos fracos e isolados, com o tempo nublado. A condição de chuva só diminui consideravelmente na terça-feira (26).
O tempo bom, com manhãs frias e tardes agradáveis, deve retornar a partir de quarta-feira (27) e se estender até o final da semana.