
Na manhã desta quarta-feira (27) a Operação Hefesto foi deflagrada pela Polícia Civil, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas e crimes violentos no município. A operação é um desdobramento da investigação sobre a morte de um jovem de 18 anos, cujo corpo foi encontrado em Maravilha no dia 6 de agosto - a apuração aponta que ele foi vítima de homicídio por asfixia.
Ao longo da apuração, conduzida pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Maravilha, foram identificados fortes indícios da atuação de uma organização criminosa local, voltada ao tráfico de entorpecentes e conhecida por praticar atos de violência contra desafetos e pessoas com dívidas de drogas com o grupo. Além do homicídio, a investigação também revelou um caso de sequestro e tortura de outro homem, que foi mantido dentro de um veículo e agredido. As evidências apontaram para o envolvimento dos mesmos suspeitos, reforçando um modus operandi de violência praticado pelo grupo criminoso.
Através da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária em uma ação coordenada nos municípios de Maravilha e Pinhalzinho. Como resultado, quatro pessoas foram presas – três homens e uma mulher, todos em Maravilha. Também foram apreendidos diversos materiais considerados de interesse para a investigação, que agora serão analisados pela equipe da DIC, com o objetivo de elucidar completamente os fatos e identificar outros possíveis envolvidos na organização criminosa.
“Ambos os crimes, praticados com extrema violência pelo mesmo grupo criminoso, não serão tolerados. A prisão dos envolvidos representa o compromisso com a justiça e com a ordem pública”, enfatiza o Delegado Éder Matte, responsável pela DIC de Maravilha. Ele acrescenta que as investigações seguem, com o objetivo de responsabilizar todos os envolvidos e coibir fatos desta natureza.

As ações de hoje contaram com a atuação de equipes da 31ª Delegacia Regional de Polícia de Maravilha, da Operação Protetor, do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFron).