Saúde - 28/08/2025 14:30 (atualizado em 28/08/2025 14:35)

Câncer que afeta Val Marchiori e Damares matou 440 pessoas em SC no primeiro semestre de 2025

Já no ano passado, 836 mulheres morreram vítimas de câncer de mama no Estado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Val Marchiori revelou diagnóstico da doença nesta terça-feira (26) (Foto: Redes sociais, Reprodução))

Nesta semana a socialite Val Marchiori e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) informaram que foram diagnosticadas com câncer de mama. A doença, segundo dados preliminares do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, foi responsável pela morte de 441 mulheres entre janeiro e junho de 2025.

Em 2024, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram registradas 836 óbitos por neoplasia de mama em Santa Catarina. Além disso, foram feitas 88.580 mamografias no Estado nos primeiros seis meses deste ano, segundo o Sistema de Informações do Câncer (SISCAN), do Ministério da Saúde.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por afetar 12% da população feminina em alguma etapa da vida adulta. Quando detectado em estágio inicial, as chances de cura da doença aumentam significativamente.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que 73.610 mil mulheres foram diagnosticadas com a neoplasia em 2024.

De quanto em quanto tempo é preciso fazer uma mamografia?

A mamografia de rastreamento (para mulheres sem sintomas) é recomendada anualmente a partir dos 40 anos pelas sociedades médicas como a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia, enquanto o Ministério da Saúde (INCA) recomenda a cada dois anos, entre os 50 e 69 anos. Para mulheres com alto risco de câncer de mama, como histórico familiar, o início pode ser antecipado, sendo fundamental uma avaliação médica para determinar a frequência adequada.

Em caso de mamas muito densas, o médico poderá solicitar exames complementares, como o ultrassom. Neste caso, faz parte do protocolo fazer o ultrassom complementar de rotina.

- Entre 40 e 49 anos: a recomendação é anual, com o objetivo de identificar o câncer precocemente, pois o tipo de câncer pode ser mais agressivo nesta faixa etária;

- Entre 50 e 69 anos: a recomendação oficial do Ministério da Saúde é a mamografia a cada dois anos;

- A partir dos 70 anos: é importante discutir com o médico, pois a frequência pode ser alterada de acordo com a expectativa de vida e o estado geral de saúde da paciente.

Val Marchiori e Damares Alves receberam o diagnóstico

Val Marchiori usou as redes sociais na última terça-feira (26) para revelar que recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Segundo a socialite, a descoberta de um nódulo suspeito na mama direita levou à necessidade de uma biópsia, que confirmou a doença.

— Sempre apareço aqui produzida, alegre, mostrando festas… Mas hoje venho dividir algo difícil. Fiz um exame de rotina, precisei passar por uma biópsia por conta de um nódulo e o resultado confirmou: é um tumor maligno — começou a empresária.

Emocionada, Val contou que sempre teve medo de fazer mamografia e que se sente culpada por não ter feito o procedimento há mais tempo.

— A gente fica sem chão. Fico culpando a mim mesma, e quantas mulheres também que deixam de fazer [a mamografia] por medo. É muito difícil quando a gente recebe a notícia de um câncer, parece que o mundo está acabando — continuou.

Também na terça-feira, a senadora Damares Alves, ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos durante o governo Jair Bolsonaro (PL), afirmou que foi diagnosticada com câncer de mama. Ela revelou o diagnóstico durante uma reunião no Senado na instalação da Subcomissão do Câncer na Comissão de Saúde.

— Há um mês eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou num enfrentamento à doença e estou tendo a coragem de fazer esse anúncio público — afirmou.

Damares relatou que já está em tratamento e que precisou adiar a leitura de informes e denúncias que seriam discutidos na reunião devido ao desgaste físico causado pela doença.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...