
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste entregou, na sessão desta terça-feira (23), uma moção de aplauso à Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas), em homenagem aos 30 anos de serviços prestados pela entidade em prol das pessoas surdas e com deficiência auditiva. A homenagem foi proposta pelo vereador Bufo (MDB).
Fundada em 23 de janeiro de 1995, a Apas atua há três décadas no combate ao preconceito e na promoção da inclusão social. Entre as principais frentes de trabalho está a integração das pessoas surdas à sociedade e ao mercado de trabalho, por meio de projetos educacionais e de capacitação.
Atualmente, a entidade mantém o Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caesp), que atende cerca de 100 alunos de 11 municípios da região de São Miguel do Oeste. O espaço é especializado em surdez, deficiência auditiva e implante coclear, e conta com uma equipe de 13 profissionais sob a coordenação da diretora Claudia Mara Vizentin.
Segundo o vereador Bufo, a moção é uma forma de valorizar publicamente o esforço e a dedicação da Apas, que, como entidade sem fins lucrativos, trabalha para promover inclusão, cidadania e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência auditiva.

