CLIMA - 30/09/2025 07:33 (atualizado em 30/09/2025 07:42)

Temporal causa quedas de árvores, destelhamentos e alagamentos no Oeste de SC

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atenderam dezenas de ocorrências em diferentes municípios da região; instabilidade deve continuar nesta terça-feira (30).
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Corpo de Bombeiros de Cunha Porã / Foto: CBM / Divulgação 

Um forte temporal atingiu diversas cidades do Oeste catarinense na noite desta segunda-feira (29), causando destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e outras ocorrências relacionadas aos ventos intensos e à chuva volumosa.

Cunha Porã

De acordo com o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, por volta das 20h as equipes das viaturas ABTR-49 e AR-196 foram acionadas em Cunha Porã.

A primeira ocorrência foi registrada na Avenida do Canal, no Centro, onde uma árvore caiu sobre a via e precisou ser removida com auxílio de populares.

Na Linha Glória, interior do município, uma enxurrada fez com que um rio transbordasse, submergindo uma ponte e parte de uma estrada rural. O local foi interditado e isolado pelos bombeiros, que orientaram moradores sobre os riscos.

Destelhamento em Águas de Chapecó / Foto: CBM / Divulgação 
Águas de Chapecó

No município de Águas de Chapecó, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 19h52 para atender a um destelhamento na Rua Porto União.

Com a força do vento, parte do telhado foi arremessada contra outra edificação, atingiu um automóvel e também a rede de energia elétrica. A CELESC já estava no local quando os bombeiros chegaram. A área foi isolada e a Defesa Civil assumiu os procedimentos necessários.

Chapecó

A Defesa Civil Municipal de Chapecó registrou mais de 60 ocorrências em diferentes regiões da cidade, entre elas o distrito de Marechal Bormann, Aldeia Kondá, Água Amarela, Toldo Chimbangue e bairro Vederti.

Foram relatados destelhamentos, obstrução de vias e até a interdição de uma edificação que representava risco a uma residência no bairro Vederti, onde uma família precisou ser desalojada.

Seis equipes da Defesa Civil, juntamente com a Superintendência do Distrito de Marechal Bormann, atuaram na distribuição de lonas, desobstrução de vias e auxílio à população. Segundo o diretor da Defesa Civil, Walter Parizotto, nesta terça-feira (30) será realizado um sobrevoo com apoio do SAER para mapear as áreas mais atingidas, além de levantamento terrestre para verificar a necessidade de materiais de ajuda humanitária.

Xanxerê

Em Xanxerê, também foram registrados alagamentos em diferentes pontos, segundo a Defesa Civil.
Previsão

A instabilidade deve persistir ao longo desta terça-feira (30) em todo o estado, influenciada por uma frente fria no oceano associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai.

O risco é considerado moderado a alto para novas ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores e galhos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas.

Recomendações da Defesa Civil

Durante temporais, busque abrigo longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.

Em caso de alagamento, não atravesse ruas, pontes ou pontilhões submersos.

Evite permanecer próximo de árvores, placas, muros ou postes durante rajadas de vento.

Até o momento, não há registro de feridos.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...