ALERTA - 09/10/2025 14:15

Chuva chega com força e 15 estados entram em alerta nesta quinta-feira

Acumulado de 200 mm e ventos de até 100 km/h ameaçam grande parte do país nos próximos dias
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Prepare o guarda-chuva: o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuvas intensas em 15 estados nesta quinta-feira (9). A precipitação pode chegar a 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, raios, alagamentos e queda de galhos de árvores entre quinta e sexta-feira (10). Os principais afetados serão Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins, que enfrentam alerta laranja de perigo.

Com o fim da estação seca neste mês, a previsão é de chuva intensa, ampla e frequente em grande parte do país nas próximas duas semanas, segundo a MetSul Meteorologia.

O acumulado pode chegar a 200 mm em pontos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A chuva frequente também significa aumento dos temporais típicos do verão, causados pela convecção do ar tropical quente e úmido.

Diante do alerta de chuvas intensas, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Quais estados estão sob alerta de chuvas intensas?

Alerta de chuvas intensas abrange 15 estados, sob risco de alagamentos e descargas elétricas Foto: Divulgação/Inmet

Alerta laranja de chuvas intensas:
Amazonas
Goiás
Mato Grosso
Pará
Roraima
Tocantins

Alerta amarelo de chuvas intensas: 
Amazonas
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Rio de Janeiro
Roraima
Rondônia
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins

Alerta amarelo de acumulado de chuva: 
Paraná
Santa Catarina
São Paulo

Confira como fica o tempo nos próximos dias, conforme a MetSul Meteorologia:

Norte: apesar do chamado “verão amazônico”, período marcado pela baixa umidade de julho a novembro, a região Norte registra chuvas acima da média. A precipitação deve ser volumosa sobretudo nos estados do Acre, Rondônia, Roraima e no sudoeste do Pará.

Nordeste: a chuva se concentra no litoral nordestino nos próximos dias, com precipitação irregular no interior, com destaque para a Bahia.

Centro-Oeste: sob alerta de chuvas intensas, a região pode esperar o aumento da força e frequência da precipitação nos três estados. A chuva será mais volumosa no Mato Grosso.

Sudeste: a chuva também aumenta nos estados sudestinos entre o fim desta semana e o começo da próxima. A MetSul alerta que pode chover forte em diferentes pontos da região. São Paulo, Espírito Santo e o sul de Minas Gerais terão os maiores acumulados.

Sul: uma baixa pressão no início da próxima semana traz chuva forte à região. Os próximos dias serão chuvosos nos três estados, com altos volumes no Rio Grande do Sul e do Paraná. A MetSul estima acumulado de 100 mm na soma de dez dias.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...