15 de outubro - 15/10/2025 14:37

Antonieta de Barros: conheça a mulher que fez história e é autora da Lei que instituiu o Dia do Professor em Santa Catarina

Além de parlamentar, foi professora, jornalista e escritora
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Acervo da família, década de 1930

Você sabia que o Dia dos Professores foi oficializado como lei e feriado escolar em Santa Catarina no ano de 1948? A iniciativa partiu da então deputada estadual Antonieta de Barros, autora da lei que reconheceu a importância da data para a valorização do magistério. Mas o legado de Antonieta vai muito além desse ato institucional.

Primeira mulher a exercer o cargo de Deputada Constituinte e Deputada Estadual no Parlamento catarinense, Antonieta também foi a primeira mulher negra a assumir um mandato eletivo no Brasil no século XX. Além de parlamentar, foi professora, jornalista e escritora, sempre engajada nas lutas pelo acesso à educação, e no enfrentamento ao preconceito de raça e gênero. 

Nascida em 1901, em Florianópolis, era filha de Catarina de Barros e Rodolfo de Barros. Quando Antonieta ainda era criança o pai faleceu. Assim, ela foi criada pela mãe que trabalhava como lavadeira.

Em 1920, iniciou sua carreira no jornalismo e, dois anos depois, aos 21 de idade, fundou o Curso Particular Antonieta de Barros, voltado à alfabetização. Ao longo da vida, ocupou espaços que até então eram negados às mulheres e, principalmente, às mulheres negras.

Na ocasião da promulgação da Lei nº 145 de 1948, que instituiu o Dia do Professor, Antonieta proferiu um discurso marcante. Um de seus trechos mais lembrados diz:

"Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar, à força insuperável da Fé."

Antonieta faleceu em 28 de março de 1952, em Florianópolis, mas sua história continua viva. Seu nome também foi inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. 

Fonte: Tamara Finardi com informações do portal Memória Política de Santa Catarina
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...