ALERTA! - 23/10/2025 11:05 (atualizado em 23/10/2025 15:47)

Mensagens com arquivo ZIP malicioso circulam pelo WhatsApp em Maravilha

É importante redobrar a atenção antes de baixar conteúdos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução enviada por ouvinte

Moradores e empresas de Maravilha devem ficar atentos a um novo golpe que está se espalhando pelo WhatsApp. Diversas pessoas têm relatado o recebimento de mensagens com um arquivo no formato .ZIP, acompanhado geralmente pelo texto: “Segue lista para orçamento. obrigado”.

É necessário ter muito cuidado, pois o arquivo pode conter vírus que comprometem a segurança dos dispositivos.

Empresas e prestadores de serviços do município estão divulgando alertas para que o arquivo não seja baixado nem aberto. 

O Delegado João Miotto informou que a Polícia Civil de Maravilha já tomou conhecimento da situação, com vítimas na região. Ele reforça a orientação em não clicar em links suspeitos, seja no celular ou computador, além de acrescentar a importância de alertar familiares. Vítimas também podem registrar boletim de ocorrência.

Outra recomendação, ao receber uma mensagem suspeita, é entrar em contato por outros meios com a pessoa que a enviou, a fim de confirmar a autenticidade do envio, já que há indícios de que contas estão sendo hackeadas.

Por volta das 11h30, a Prefeitura de Maravilha também publicou  um comunicado informando que estão circulando mensagens falsas enviadas a partir de contas de WhatsApp de servidores, com o título lista para orçamentos. "Não abra o link! Trata-se de um vírus que está se espalhando pelos contatos. Caso receba, não clique", orienta a Administração Municipal. 

Reprodução Instagram Município de Maravilha

Orientações da Polícia Civil para quem perder acesso ao Whatsapp através da "clonagem" de seu número de telefone:

01. Entre em contato com sua operadora de celular imediatamente para solicitar o bloqueio do seu número. Enquanto seu número estiver bloqueado, não será possível confirmar seu número de telefone novamente, já que é preciso receber SMS ou ligações telefônicas para confirmar a conta.

02. Envie um e-mail para [email protected] e, no campo Assunto, escreva "Perdido/roubado: desative a minha conta". No corpo da mensagem, coloque somente seu número de telefone, incluindo o código do país (+55) seguido do DDD (Ex. +5511999998888).

Se perder somente o acesso ao Whatsapp, siga estas instruções:

Envie um e-mail para [email protected] e, no campo Assunto, escreva "Perdido/roubado: desative a minha conta". No corpo da mensagem, coloque somente seu número de telefone, incluindo o código do país (+55) seguido do DDD (Ex. +5511999998888).

Observações: O email que confirma a desativação da sua conta chegará algumas horas depois. Fique esperto: o prazo de 30 dias para o perfil ser reativado começará a partir do momento em que você receber o correio eletrônico do WhatsApp. Se você não ativar o perfil em outro celular, ele será excluído. Quando você estiver novamente em posse da linha de celular usada para acessar o WhatsApp, é hora de reativar sua conta no app. Basta fazer o processo de verificação do seu número. Note que apenas as mensagens enviadas a você e que não tiverem chegado ao aparelho serão entregues.


VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...