
Em uma noite marcada por um bate-papo sobre cultura, literatura e processo de escrita, o jornalista e escritor maravilhense Hiago Rizzi lançou o livro “Maravalha” (Telaranha 2024) em sua cidade natal. A obra reúne 50 poemas escritos ao longo de cinco anos. O evento, realizado na última terça-feira (4), recebeu o público no Caramelo Café, e contou com a mediação da jornalista Diana Heinz e do professor e artista Alexssandro Schappo.

Atualmente Hiago reside e trabalha em Curitiba (PR). Apesar de os poemas terem sido escritos na capital paranaense, o conteúdo atravessa territórios do Oeste catarinense. “Os poemas remetem a acontecimentos e memórias que vivi em Maravilha. Muitas das passagens são inspiradas também no sotaque do Oeste, eu busquei trazer na escrita um pouco da nossa voz – com o “R” e o “E” marcados, e tudo aquilo que às vezes é visto pejorativamente em outros lugares”, conta o autor.
Durante o lançamento foi realizada a leitura de poemas, onde o público pôde vivenciar a experiência de se identificar com palavras e o sotaque local. Ao final, o autor respondeu a perguntas dos leitores e autografou as obras.

Hiago vivencia conexões literárias diariamente em seu trabalho. Atualmente, é coordenador de comunicação da Editora e Livraria Telaranha, em Curitiba (PR). Durante os últimos dias, em sua passagem pelo Oeste catarinense, atuou em diversas atividades de fomento à cultura. Entre os dias 27 e 31 de outubro, participou do projeto Biblioteca Inquieta, no Sesc São Miguel do Oeste, onde ministrou oficinas de escrita e propôs mediações de leitura.


