Neste domingo (9), acontece o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que conta com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados em todo o país. Maravilha é uma das cidades onde o exame é aplicado. Segundo dados do painel do Enem, o município conta com 1.226 inscrições confirmadas, das quais 586 são concluintes do ensino médio.
A prova deste domingo abrange as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. No próximo domingo (16), será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.
O Enem pode ser uma potente porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, muitas instituições públicas e privadas adotam a nota do exame como critério único ou complementar de seleção. Os resultados também podem ser aproveitados em universidades portuguesas conveniadas ao Inep.

Em Maravilha, quatro estudantes do 3º ano do ensino médio compartilharam suas expectativas com a reportagem. Polianna Popp, 18 anos, tem se dedicado intensamente aos estudos e sonha em conquistar uma vaga no curso de Medicina em uma universidade federal. Hailiny Honaiser, 17 anos, busca uma bolsa de estudos em Arquitetura e Urbanismo. Já Stefani Rigo, 17 anos, também deseja ingressar em Medicina, enquanto Vanessa Bruna Canello, 18 anos, pretende cursar Psicologia.

