
O governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, visitará neste domingo, dia 9, os municípios de Dionísio Cerqueira e Xanxerê, no Oeste catarinense. As cidades foram atingidas por tornados na sexta-feira, dia 7, e registraram danos significativos em estruturas, residências e rodovias.
O objetivo da visita é reforçar o apoio do Estado na reconstrução das áreas e estruturas castigadas pelos tornados.
Conforme o governo estadual, a visita inicia em Dionísio Cerqueira, com encontro marcado para iniciar às 10h30, na EEB Jacob Maran, no distrito de Jorge Lacerda, comunidade que registrou a situação mais grave. Por volta das 16h30 de sexta-feira, fortes ventos provocaram destelhamentos e danos em diversas edificações. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 30 residências foram afetadas, além do ginásio da escola. Uma árvore chegou a cair sobre um ônibus escolar, mas ninguém ficou ferido.
Depois, Jorginho Mello segue para Xanxerê, onde tem encontro marcado a partir das 13h30, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, local que também é sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd).
Xanxerê decretou situação de emergência neste sábado, após registrar uma série de danos com a passagem do tornado.
O fenômeno causou destelhamentos de residências, escolas e barracões, além da queda de árvores e postes, resultando em prejuízos significativos na infraestrutura de diferentes pontos da cidade.
A prefeitura e o Corpo de Bombeiros estão realizando o levantamento dos danos e a entrega de lonas, além da distribuição de brasilites para as famílias afetadas. Neste sábado, mais de 60 famílias foram atendidas, com a entrega de mais de 500 folhas de brasilite e 270 pares de goivo.

