
Distribuição de itens de ajuda humanitária, levantamento dos danos causados e promessa de construção de bunkers em escolas. Após a passagem de três tornados em SC, municípios do Oeste se mobilizam, junto ao governo estadual, em meio à destruição.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil iniciou, no sábado (8), o envio de aproximadamente 1,8 mil itens de assistência humanitária para o município de Dionísio Cerqueira.
Entre os materiais enviados estão cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza doméstica, colchões de solteiro e casal, além de telhas e cumeeiras de 4mm e 6mm, que irão atender as famílias afetadas pelos estragos causados pelas fortes chuvas e tornado que atingiram a região. Uma parte dos itens já começou a ser distribuída.
SC vai construir bunkers em escolas, diz governador
Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, anunciou que vai iniciar a construção de bunkers (salas seguras) em escolas estaduais em regiões frequentemente afetadas por tempestades severas.
O primeiro bunker deve ser feito durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, na cidade de Dionísio Cerqueira. Jorginho visitou a unidade neste domingo (9), logo após a passagem de um tornado que destruiu a escola.
Xanxerê inicia distribuição de itens às famílias
Desde a noite de sexta-feira, equipes da administração municipal trabalham de forma contínua na limpeza e desobstrução das vias de Xanxerê. Paralelamente, estão sendo realizados o levantamento dos danos e a entrega de lonas, em parceria com o Corpo de Bombeiros, além da distribuição de brasilites às famílias afetadas.
No sábado, mais de 60 famílias foram atendidas, com a entrega de mais de 500 folhas de brasilite e 270 pares de goivo. A distribuição de materiais para os moradores atingidos pelo tornado prosseguiu neste domingo (9).
O município decretou situação de emergência na tarde de sábado (8). O decreto foi emitido com base nos danos registrados em diversas áreas do município, provocados por rajadas de vento que chegaram a 86 km/h, acompanhadas de chuvas intensas.
No sábado, foi realizada uma reunião de emergência com representantes da Defesa Civil municipal e estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Epagri, Celesc e diversas secretarias municipais.
O encontro teve como objetivo avaliar os estragos, coordenar as ações de apoio às famílias afetadas e garantir a normalização dos serviços essenciais. A prefeitura segue monitorando a situação e prestando assistência às áreas mais atingidas.

