
Pelo menos 32 pessoas vítimas do tornado que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, e outras regiões do estado na sexta-feira (7), permanecem internadas em hospitais. De acordo com o último boletim médico divulgado pela Secretaria de Saúde, na manhã deste domingo (9), quatro pessoas ainda estavam Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Nenhum caso, no entanto, era considerado grave.
Segundo a secretaria, já foram feitos, desde o sistema climático, 835 atendimentos em unidades hospitalares, sendo 143 em Laranjeiras do Sul, na UBS Dr. Felipe de Sio; 138 no Hospital São Lucas; 455 no Instituto São José; 18 na Faculdade Campo Real; e 81 registros de atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Não há mais desaparecidos, de acordo com o Corpo de Bombeiros, que também informou que as buscas foram encerradas. Cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu algum estrago na infraestrutura, de acordo com a Defesa Civil estadual. Na cidade, cinco pessoas morreram. Outra morte também foi registrada em Guarapuava.
— Agradecemos a todos os profissionais que estão atuando incansavelmente no atendimento dessas vítimas — afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.
Metade de Rio Bonito do Iguaçu sem luz
Com o fim do trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros, as ações agora estão concentradas na ajuda das famílias atingidas, incluindo o reestabelecimento de energia elétrica. De acordo com a Copel, empresa responsável pela distribuição de energia no Paraná, 49% da rede elétrica de distribuição de energia foi reestabelecida.
Isso quer dizer que quase 2 mil casas e estabelecimentos estão sem energia. Entretanto, estruturas de emergência já tiveram a energia religada, como postos de saúde, por exemplo.
— Toda a estrutura da região central foi destruída. Estamos instalando postes, cabos e transformadores novos. É uma reconstrução pesada, como se estivéssemos começando do zero — afirmou o gerente de Operação de Campo do Sudoeste da Copel, Leandro Henrique Moraes Guilherme.
Em todo o Paraná, a empresa afirmou que perto de 90% dos clientes impactados pelos efeitos dos temporais que atingiram o Estado já estão com a energia restabelecida.
Ventos de mais de 250 km/h
Foram registrados ventos de mais de 250 km/h, no que caracterizou um tornado na região do Centro-Sul do Paraná. Ao todo, 12 municípios foram atingidos. Veja a lista abaixo:
Candói;
Cantagalo;
Cruzeiro do Iguaçu;
Foz do Iguaçu;
Guaraniaçu;
Guarapuava;
Londrina;
Matinhos;
Porto Barreiro;
Rio Bonito do Iguaçu;
Turvo; e
Umuarama

