
Morreu na manhã desta terça-feira (11) o músico João Chagas Leite, um dos grandes símbolos do nativismo gaúcho, aos 80 anos. O artista estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), no norte do Rio Grande do Sul, onde tratava um câncer.
A informação foi confirmada por familiares. João Chagas Leite havia passado por cirurgia e, em maio deste ano, chegou a anunciar que voltaria aos palcos após o tratamento, demonstrando otimismo e amor pela arte que marcou sua vida.
Dono de repertório com mais de 300 composições, João Chagas Leite é o autor de grandes sucessos da música nativista, como Desassossegos, Penas, Campo, Pampa e Querência, Ave Sonora e Por Quem Cantam os Cardeais. Ao longo da sua caminhada de mais de cinco décadas na música tradicionalista, conquistou 13 primeiros lugares em festivais do segmento e duas vitórias consecutivas na Tertúlia Musical Nativista.
Em entrevista concedida em maio à GZH Passo Fundo, o músico resumiu sua trajetória em uma frase que traduzia sua essência:
— Eu respiro música praticamente o dia inteiro.
A dedicação à arte foi ainda mais admirável diante das dificuldades que enfrentou. Por conta de uma deficiência física na mão esquerda, João precisou aprender a tocar violão de forma invertida, até dominar o uso do dedal e criar seu próprio estilo, o que o tornou ainda mais singular.
A família informou em nota que o velório do artista ocorrerá a partir das 14h desta terça-feira, na Funerária Passuello de Erechim. O sepultamento está marcado para as 9h de quarta-feira (12), no Cemitério Pio XII, também no norte gaúcho.
Luto oficial
Natural de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, João Chagas Leite será homenageado por sua cidade natal. A Prefeitura de Uruguaiana anunciou que decretará luto oficial de três dias em razão do falecimento do cantor.
Em nota, o município manifestou solidariedade aos familiares, amigos e fãs, destacando o legado do artista:
“A Prefeitura de Uruguaiana se solidariza e deseja força aos familiares, amigos e fãs de João Chagas Leite neste momento de dor e sofrimento. Além disso, enaltece a obra e legado de um filho desta Terra na música tradicionalista, trabalho esse que sempre vai ser lembrado.”
Seria atração da FAISMO 2025
No dia 23 de novembro, João Chagas Leite estava confirmado como uma das atrações da FAISMO 2025.

