
O projeto “ECOBAG - Carregando Sustentabilidade”, realizado pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Maravilha conquistou o 4ª lugar entre entidades no Prêmio Escola Cidadã, premiação realizada pela Fundação Aury Luiz Bodanese. A iniciativa desenvolvida na entidade maravilhense envolveu mais de 200 alunos, disseminando uma mensagem sobre responsabilidade ambiental, reaproveitamento e sustentabilidade.
As atividades para confecção das ecobags envolveram a comunidade escolar nos últimos meses. Cada turma foi desafiada a pensar um modelo de sacola retornável, a partir do reaproveitamento de materiais. Após pesquisas, alunos e professores trabalharam em cinco modelos diferentes: de tecido (reaproveitando roupas), com caixa de leite, com tampas de garrafas pet, de garrafa pet e com saco de ração. Foi um processo conjunto de elaboração dos materiais, o qual envolveu muita dedicação e criatividade.

Os modelos criados foram analisados pelas próprias turmas, visando aprimorar novas ideias e, sobretudo, incentivando a possibilidade de que cada aluno e sua família possam criar uma ecobag e fazer a diferença no cuidado com o planeta.
A diretora do SCFV, Sidilene Nava Defant, e a professora responsável pelo projeto, Daniela Bonamigo, destacaram o impacto das atividades junto aos alunos, os quais puderam se sentir como parte ativa no trabalho desenvolvido. Elas ainda reforçam a importância do empenho dos professores, que prontamente abraçaram o projeto e auxiliaram os alunos em todas as etapas de produção.

O SCFV inscreveu o projeto na premiação promovida pela Fundação Aury Luiz Bodanese. A entrega dos prêmios ocorreu no dia 12 de novembro em Chapecó, em evento que reuniu os finalistas das ações. Entre participantes do nordeste, centro-oeste e sudeste, estavam as representantes do SCFV de Maravilha, a diretora da entidade social, Sidilene Defant, a professora responsável pelo projeto, Daniela Bonamigo, acompanhadas da Coordenadora do CRAS, Solange Dall’Agnol e da Secretária de Assistência Social, Ana Paula de Oliveira.

A premiação foi dividida em duas categorias, sendo elas: escolas e entidades sociais. Os critérios de avaliação dos projetos desenvolvidos eram sustentabilidade, inovação, alcance dos objetivos propostos, relevância e impacto das ações realizadas, cooperação entre escola e comunidade e ações contínuas e permanentes.

