
A abertura oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) será realizada às 19h30 desta quarta-feira, na Arena Condá. Uma das atrações mais aguardadas é o show nacional da banda Biquini Cavadão, autora de sucessos como Impossível, Vento Ventania, Tédio, Zé Ninguém e Timidez. Será uma oportunidade para ver ou rever o grupo, que esteve na Efapi em 2023. A entrada é gratuita.
Antes do show, ocorre a cerimônia oficial. Segundo o prefeito anfitrião, João Rodrigues, um dos momentos mais emocionantes será a homenagem ao ex-goleiro da Chapecoense, Danilo, uma das vítimas do acidente aéreo com a delegação do clube na Colômbia, em 2016.
“Teremos a presença dos familiares do goleiro Danilo, que, por sua identificação com a cidade, por ser um ídolo da Chapecoense, por sua história de superação, foi inspiração para o mascote dos Jogos Abertos, o Danilinho. Quem vier vai se emocionar”, destacou o prefeito.
De acordo com o coordenador artístico da abertura, Jovani Santos, a celebração iniciará com a coreografia das bandeiras, seguida pela apresentação da Fênix, e um espetáculo de dança com o tema “Energia”.
“Assim como a ave mitológica, Chapecó sempre saiu mais forte das dificuldades. E as pessoas também passam por momentos difíceis. Por isso vamos apresentar danças utilizando muitas luzes, passando uma mensagem de superação, para que cada um possa recomeçar, lutar e vencer”, explicou Jovani.
Em seguida, ocorre o desfile das delegações, que reúne 1.450 participantes, representando 147 municípios. A cerimônia incluirá ainda o hasteamento das bandeiras, pronunciamento das autoridades, juramento do atleta, além da chegada do fogo simbólico e do acendimento da pira olímpica, apontado como um dos pontos altos do evento.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, ressaltou o alinhamento entre Estado e Município na organização da competição.
“Quero agradecer à Prefeitura, à Secretaria de Esportes e à equipe da Fesporte pela dedicação. Vamos fazer um dos maiores Jogos Abertos da história, com mais de cem veículos de imprensa levando informações para toda Santa Catarina”, afirmou.
Já o presidente da Comissão Central Organizadora e vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, destacou o investimento da cidade para receber a edição deste ano.
“A Prefeitura investiu na melhoria da infraestrutura de alojamentos e praças desportivas, para acolher bem as delegações. Estamos de braços abertos para receber mais de 12 mil pessoas, entre atletas, técnicos e equipes de apoio”, disse Scolari.

