Temporais no Norte do Estado - 24/11/2025 22:24

Chuva esperada para 20 dias é registrada em poucas horas em cidades de SC

Cidades ainda estão sob alerta de chuvas intensas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Mais de 200 ruas de Balneário Barra do Sul foram afetadas pela chuva (Foto: Cleverson Sales, Reprodução)

Massaranduba e Balneário Barra do Sul decretaram situação de emergência devido aos estragos causados pelas fortes chuvas nesta segunda-feira (24). Em Araquari, cidade também do Norte catarinense, foi registrado um acumulado de 149.8 milímetros de chuva, mais do que o esperado para um período de cerca de 20 dias em novembro.

Já Joinville, a maior cidade do Estado, registrou mais de 100 milímetros de chuva entre domingo (23) e segunda, o que causou estragos e cancelamentos de aula na região.

A quantidade de chuva levou ao cancelamento de aulas, estragos em vias e mobilização de órgãos públicos. Em Balneário Barra do Sul, por exemplo, foi montado um abrigo em um ginásio para receber famílias afetadas pelo temporal. Cerca de 100 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 200 ruas registraram pontos de enchente.

Já em Massaranduba, o cenário não foi muito diferente: mais de 40 casas precisaram ser isoladas e duas escolas estaduais também foram afetadas. A situação levou à suspensão das aulas da rede municipal de ensino durante esta segunda (24) e a terça-feira (25).

Em Araquari, apesar de chover o esperado para 20 dias em menos de 12 horas, não houve estragos significativos. A Defesa Civil registrou pontos de alagamentos nos bairros Centro, Areias Pequenas (Loteamento Casa Nova) e Itinga. A maré alta também contribuiu para o represamento da água.

Alertas de risco

Cidades do Norte do Estado seguem em alerta para o risco de chuvas intensas nas próximas horas. Joinville elevou o nível do Plano de Contingência (Plancon) para o Amarelo devido ao risco de novas ocorrências.

Já as cidades vizinhas Araquari e Balneário Barra do Sul estão em alerta vermelho para os riscos de alagamentos e enxurradas. arra Velha e São Francisco do Sul também estão sob alerta, de acordo com a Defesa Civil.

Orientações da Defesa Civil

- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;

- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;

- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

- Telefones para emergência: 193 — bombeiros; ou 199 — ou Defesa Civil.

Fonte: G1
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...