POLÍCIA - 26/11/2025 08:33

GAECO/MPSC deflagra Operação “Último Recurso” para apurar fraudes em concurso público no Extremo Oeste

Ação, desdobramento da "Operação Electus", cumpriu 3 mandados de busca em Flor do Sertão e suspendeu 2 servidores municipais de suas funções, investigados por manipular gabaritos e resultados.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: GAECO / Divulgação 
Foto: GAECO / Divulgação 
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a “Operação Último Recurso”. A operação, que conta com o apoio da 2ª Promotoria de Justiça de Maravilha, visa aprofundar investigações sobre fraudes em concursos públicos no Extremo Oeste Catarinense.

As ordens judiciais, expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São Miguel do Oeste, resultaram no cumprimento de:

Três (3) mandados de busca e apreensão no município de Flor do Sertão/SC.

Duas (2) suspensões do exercício de função pública de servidores municipais.

Foco da Investigação e Significado do Nome

A “Operação Último Recurso” é um desdobramento da segunda fase da “Operação Electus”, realizada em outubro de 2025 em diversos municípios da região. A investigação apura um esquema de fraude realizado por uma empresa organizadora de concursos, com indícios de envolvimento de funcionários públicos municipais.

O nome da operação está relacionado à prática da empresa em solicitar que candidatos a serem beneficiados apresentassem um recurso administrativo sobre a prova. Em seguida, a empresa promovia as interferências necessárias, manipulando gabaritos e resultados classificatórios para favorecer indevidamente determinados participantes.

O objetivo da operação é apreender documentos e elementos que garantam a lisura e a legalidade dos certames, preservando o interesse público e a isonomia entre todos os candidatos.

Próximos Passos

Os materiais apreendidos serão encaminhados à Polícia Científica para exames periciais. O GAECO analisará as evidências para dar prosseguimento às investigações, identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração da eventual rede criminosa. A investigação tramita sob sigilo.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM com informações do MPSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...