Proposta de Emenda - 02/12/2025 23:01 (atualizado em 02/12/2025 23:05)

Câmara aprova proposta que isenta do IPVA carros a partir de 20 anos

Texto vai à promulgação; atualmente, somente dois estados em todo o Brasil ainda cobram o imposto de veículos mais antigos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2/12), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que isenta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os carros a partir de 20 anos de fabricação.

O texto segue para promulgação.

Segundo o relator, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), o impacto orçamentário da proposta é “relativamente” baixo, mas ele não detalhou o valor.

“O impacto no orçamento dos Estados e do Distrito Federal é relativamente pequeno, tendo em vista que o valor do IPVA de veículos antigos é baixo, porque são carros extremamente baratos”, declarou o parlamentar no parecer.

Atualmente, somente dois estados, Minas Gerais e Pernambuco, ainda cobram o imposto de veículos antigos. Segundo o relator, a PEC busca justamente harmonizar essa regra em todo o país.

“A PEC vai se harmonizar com a isenção do IPVA para carros velhos, já praticada por muitos Estados, evitando, assim, a desigualdade na cobrança do IPVA”, afirmou.

Fonte: METROPOLES
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...