PODER LEGISLATIVO - 05/12/2025 14:49 (atualizado em 05/12/2025 14:52)

Horário livre para comércio, indústria e serviços é aprovado pela Câmara

Legislativo também aprovou projetos que tratam sobre doação de bens, além de propostas em segundo turno
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Vereadores aprovaram projetos de lei nesta quinta-feira / Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira (4), em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 130/2025, de autoria do Poder Executivo, que libera o horário e os dias de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços no município.

O texto estabelece que “em qualquer dia da semana, inclusive feriados nacionais, estaduais e municipais, o funcionamento [...] será facultativo”, alinhado à Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874/2019), que assegura a possibilidade de operar em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, desde que respeitadas normas de meio ambiente, saúde, segurança e sossego público.

A lei revoga a legislação municipal anterior sobre o tema (Lei Municipal nº 6.645/2012), e entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2026.

Na justificativa, o prefeito Edenilson Zanardi afirma que a medida moderniza e simplifica as regras locais, elimina restrições “defasadas” e evita “intervenção desnecessária do Poder Público na livre iniciativa”, ressaltando que a liberdade de horário não desobriga o cumprimento das normas de proteção ambiental, sanitária, de segurança e de sossego.

O projeto foi aprovado por maioria, com abstenção de Cris Zanatta (PSDB). 

Doação de Trator

A Câmara aprovou em primeiro turno o Projeto de Lei nº 133/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o recebimento, em doação, de um trator agrícola para fortalecer as atividades de agricultura e desenvolvimento rural do município. 

A doação é oriunda do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O veículo é um trator YTO NLY1104, Chassi 32312577, Motor YT23216580-32312577, sem GTIN, novo. O texto estabelece que o equipamento “será incorporado ao patrimônio público municipal, para utilização nas políticas de apoio à agricultura e ao desenvolvimento rural”.

Na justificativa, o prefeito Edenilson Zanardi destaca que a doação do trator tem como objetivo “fomentar e qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Município, contribuindo significativamente para o fortalecimento da atividade agropecuária local”. Segundo o Executivo, o equipamento será essencial para “otimizar os trabalhos e a infraestrutura rural”. 

Doação para Polícia CIvil

A Câmara aprovou em primeiro turno o Projeto de Lei nº 138/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a doar bens móveis à Polícia Civil de Santa Catarina.

Os itens foram adquiridos com recursos de dois convênios. O texto estabelece que, com recursos do Convênio nº 2022TN0041, serão doados uma fragmentadora de papel, dois cooktops de indução, duas capotas para Ford Ranger e nove nobreaks, todos identificados com seus respectivos números de patrimônio.

Ainda conforme o projeto, também serão doados, com recursos do Convênio nº 2021TN000137, seis nobreaks, igualmente descritos com seus números patrimoniais. O texto estabelece que, após a doação, “fica autorizado o Poder Executivo Municipal [...] a realizar todos os registros contábeis e patrimoniais necessários ao cumprimento da presente Lei” e determina que “todas as despesas oriundas dos bens doados correrão, a partir da sua transferência, à conta da Polícia Civil de Santa Catarina”.

Os projetos ainda passarão por segunda apreciação antes de serem enviados para sanção do prefeito.

SEGUNDA VOTAÇÃO

Na sessão desta quinta-feira (4), os vereadores aprovaram dois projetos em segundo turno. Um é o Projeto de Lei nº 121/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera as Leis Municipais nº 6.155/2009, que trata do valor das diárias, e nº 3.231/1993, que regulamenta o regime de adiantamentos, atualizando normas e valores defasados e aprimorando os mecanismos de controle financeiro da administração pública. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário de Cris Zanatta (PSDB), e segue para sanção do prefeito.

Outro projeto aprovado em segundo turno é o Projeto de Lei nº 123/2025, de autoria do Poder Executivo. A proposta autoriza a desafetação de uma área pública e a doação do imóvel ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) para a implantação, operação e administração do Centro de Valorização de Resíduos (CVR), além de atividades administrativas do consórcio. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do prefeito. 


Fonte: Ascom Câmara de Vereadores de SMOeste
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...