
Uma aeronave de pequeno porte, de uso particular, precisou realizar um pouso de emergência na tarde desta sexta-feira (5), por volta das 12h30, na Linha Bonita, interior de Iraceminha. A Polícia Militar e equipes de socorro foram rapidamente mobilizadas para atender a ocorrência.

As informações foram apuradas pela equipe de jornalismo da Rádio Líder FM, emissora do Grupo WH Comunicações, que está no local do acidente acompanhando todos os detalhes.
Segundo a PM, o avião havia decolado às 10h da cidade de Ijuí (RS) com destino a São Paulo, com uma parada prevista na região de Campo Mourão (PR). Aproximadamente uma hora e meia após a decolagem, quando voava a cerca de 6.500 pés, o piloto — um homem de 34 anos, habilitado, experiente e com 20 anos na aviação — percebeu fumaça na cabine e uma falha mecânica, seguida da parada completa do motor.
O comandante iniciou os procedimentos de reativação, mas não obteve êxito. Seguindo os protocolos de segurança da aviação, comunicou os órgãos competentes e escolheu uma área de plantação para realizar o pouso de emergência. A aeronave tocou o solo e percorreu alguns metros, mas, devido ao terreno irregular, acabou pilonando — termo técnico utilizado quando o avião vira após o contato com o chão.
O monomotor parou muito próximo a um barranco, situação que quase resultou em uma tragédia, devido à profundidade da ribanceira. Apesar do impacto, o piloto conseguiu sair sozinho da aeronave, buscou ajuda em uma residência próxima e foi atendido pelo SAMU, que o levou ao hospital para avaliação. Ele não sofreu ferimentos graves. Não havia outros ocupantes.
A Polícia Militar isolou a área para os procedimentos necessários. Segundo a corporação, a documentação do piloto e da aeronave está regular. As causas da falha mecânica serão investigadas pelos órgãos responsáveis.

