
Em entrevista à Rádio Líder FM, a diretora de Cultura de Maravilha, Daiane Gohlke, fez um balanço positivo do trabalho desenvolvido desde que assumiu o departamento, destacando a importância da cultura na comunidade. “A cultura estimula a criatividade, o respeito, a diversidade e o viver em sociedade”, afirmou.
Atualmente, o Departamento de Cultura oferece 15 oficinas em diferentes áreas, que já atenderam mais de 1.200 alunos. O trabalho conta ainda com importantes parcerias, como com a ACEMA, envolve os corais do município, além de ações com o CTG.
Outro ponto ressaltado foi o acompanhamento constante de editais e oportunidades de financiamento. Segundo a diretora, está em vigência a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que garante recursos federais para estimular e valorizar os artistas locais.
A biblioteca municipal também recebeu destaque. Somente neste ano, a comunidade doou mais de 1.400 livros. Além disso, por meio de projetos aprovados em editais, o acervo será ampliado com a aquisição de mais 600 novos títulos em 2026.
A diretora enfatizou o trabalho integrado da administração municipal, envolvendo diversas secretarias e setores. Além dos eventos tradicionais, Maravilha passou a sediar novas iniciativas, como a realização, pela primeira vez, de uma etapa do Festival Catarinense de Dança. Ela ainda citou ações realizadas durante grandes eventos, como as festividades de aniversário de Maravilha e o Desfile de 7 de Setembro. Atualmente, o departamento está à frente da parte cultural da programação “As Maravilhas do Natal”.
Para 2026, as projeções incluem a reforma da biblioteca e do museu municipal. A diretora destacou ainda o diálogo constante com a comunidade e gestores públicos. Em relação às oficinas do departamento, estão sendo realizadas pesquisas com pais e alunos para identificar interesses e demandas. “Estão surgindo ideias bacanas que vão resultar em novidades para o próximo ano”, adiantou. As informações sobre novas oficinas e inscrições estarão disponíveis nas redes sociais oficiais do município a partir de janeiro.
“A cada real investido na cultura, há retorno em qualidade de vida, educação e pertencimento. A cultura é a alma de Maravilha”, concluiu a diretora, destacando também o apoio da gestão do prefeito Vinicius Ventura e da vice-prefeita Nadia Signor. Daiane também enfatizou o trabalho comprometido de toda a equipe do departamento.

