PARABÉNS! - 17/12/2025 16:58 (atualizado em 17/12/2025 17:10)

CTG Juca Ruivo celebra 57 anos preservando e honrando as tradições gaúchas em Maravilha

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo Líder

Esta quarta-feira (17) é uma data muito especial para o Centro de Tradições Gaúchas Juca Ruivo: a entidade celebra com orgulho seus 57 anos de fundação em Maravilha. Com o propósito de preservar, valorizar e promover a cultura gaúcha no município, o CTG foi fundado em 1968. Seu nome homenageia o escritor e poeta José Leal Filho, cuja obra retrata com sensibilidade o cotidiano do homem do campo, suas lutas, seus valores e a essência da vida rural. 

Foto: Arquivo Líder

O CTG Juca Ruivo é reconhecido por realizar o tradicional Rodeio Nacional Crioulo e Artístico, que ocorre anualmente no mês de março e é a única entidade no estado que promove a parte campeira e artística no mesmo evento. De acordo com a patronagem do CTG, em 2026, o rodeio se tornará ainda mais grandioso, com quatro dias de competição na área campeira e dois dias na área artística, incluindo a 1ª Etapa do 20º Festival Regional da Cultura Gaúcha de Dança

Foto: Divulgação/CTG Juca Ruivo
Foto: Divulgação/CTG Juca Ruivo

Além disso, a entidade sempre amplia o alcance das suas atividades, tanto na área campeira quanto na artística, e em ambas celebra muitas conquistas e premiações nesta trajetória. Na artística, desenvolve diversas modalidades, como Danças Tradicionais Gaúchas, Danças de Salão, Chula Individual e Trio, Declamação, concursos de Prendas e, a partir de 2026, volta a ser eleito o Peão Barriga Verde. Na área campeira se destacam atividades que resgatam e promovem os costumes e habilidades do gaúcho campeiro focando em provas de laço, montaria, manejo do gado, e esportes tradicionais como bocha e truco.

Atualmente, o CTG tem como Patrão Vitorino Marion Filho. A patronagem também conta com Glacionir Borba, Angela Maria Vicari, Irwing Dartora Behn, Aldérico Antonio Biazi, Vilso Presotto, Maiara Carine Schneider como Posteira Artística, e ainda como Conselheiros Gilson Torma Pereira, Renato Sadi Bauermann, Valdecir Rossa, Ivan Carlos Faé, Denison Henrique Alba, Vilmar Angelo Beduschi.

Palavra do Patrão Vitorino Marion Filho

A entidade hoje é amplamente reconhecida e ocupa um elevado nível de representatividade, o que nos enche de orgulho, especialmente por levar o nome do município de Maravilha a diferentes espaços.

Manifesto meu sincero agradecimento a todos que contribuem com esta entidade, à sociedade como um todo, bem como ao setor privado e ao poder público, que sempre nos apoiam e acreditam em nosso trabalho. É extremamente gratificante contar com esse respaldo e reconhecimento da comunidade. Além disso, enfatizo meu agradecimento a toda a patronagem, que não mede esforços para que o CTG Juca Ruivo siga atuando com referência e e deixando um importante legado para a cultura.

Buscamos constantemente melhorar nossa estrutura e agregar valor às atividades desenvolvidas. Temos grandes projetos em andamento, entre eles a ampliação da sede social e a cobertura da cancha de laço. Nosso sonho é concluir essas obras e, assim, viabilizar a realização de um Rodeio Estadual e Brasileiro em Maravilha, trazendo estes dois grandes eventos para o município.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder com informações do CTG Juca Ruivo
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...